Precisamos estar atentos e vigilantes com relação as artimanhas utilizadas pelo Maligno para enganar e roubar, para não sermos encontrados infiéis, por isso, precisamos conhecer da vontade de nosso Deus, compreender a Sua natureza, amadurecer e crescer no relacionamento e no conhecimento Dele para podermos, com sabedoria, julgar todas as coisas e andar segundo o caráter e a natureza divina e não cedermos a nossa natureza humana que é terrena, animal e demoníaca.
No livro de apocalipse, no capítulo dezesseis, no verso quinze podemos ler: ““Escutem! Eu venho como um ladrão. Feliz aquele que vigia e toma conta da sua roupa, a fim de não andar nu e não ficar envergonhado em público!”” (Apocalipse 16:15, NTLH).
Nos evangelhos, nas cartas sempre lemos que o dia e a hora em que a vinda do Senhor ocorrerá, ninguém sabe, somente o Pai e por causa disto precisamos ser fiéis aos ensinos e a vontade de Deus.
Somente podemos ser fieis e não sucumbir à religiosidade humana, quando conhecemos e compreendemos o que Deus nos fala, quando nos comprometemos em conhecer e andar segundo a Sua vontade, quando colocamos o nosso coração, resultante do compromisso pessoal, em conhecer e compreender o Seu querer e a Sua vontade.
Não podemos ser escravos de pensamento humano, não podemos nos sucumbir a desejo e prática de pensamento quem em nada traduz o querer e o desejo Dele para as nossas vidas. Precisamos nos empenhar, olhando para Jesus como modelo, caminhar na jornada de dependência e conhecimento de nosso Deus, para em tudo sermos Seus imitadores e andarmos segundo a Sua vontade. Somente quando fazemos assim, quando compreendemos a dependência, quando nos empenhamos em compreender e fazer segundo o Seu querer é que podemos ser fieis, que podemos não ceder a vontade do pensamento humano e nem andar segundo a natureza humana.
Por que podemos? Pelo simples fato de que no novo nascimento, recebemos da Sua natureza, recebemos da Sua vida, fomos feitos morada do Espírito Santo, que nos ajuda e nos guia no conhecimento e no processo de crescimento e amadurecimento para sermos semelhantes ao Senhor Jesus e O revelarmos neste mundo.
Pelo Espírito, somos capacitados, habilitados para vivermos como filhos de Deus. Recebemos autoridade para andar como Ele perante os homens, manifestando a Sua graça e o Seu amor. Temos e recebemos Dele tudo que precisamos para vivermos uma vida segundo a Sua vontade, crescendo em todo conhecimento do Seu querer e sendo instrumento útil no manifestar e revelar as Suas virtudes entre os homens.
Somos fieis quando vivemos o nosso dia a dia segundo o coração e conforme o plano que Ele estabeleceu para nós, para que revelássemos o Seu reino, manifestássemos a Sua glória entre os homens, para que como embaixadores, como representantes, como reconciliadores dos homens com Ele, conduzíssemos pelo exemplo, pelas boas obras todos os homens à Ele.
Ser encontrado fiel não se trata de fazermos milagres, mas, de andarmos na dependência completa de Deus, manifestando, entre os homens, a Suas virtudes e realizando a Sua justiça, praticando as Sua virtudes entre as pessoas para que vejam as boas obras e glorifiquem o Pai.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/para-nao-ficar-envergonhado