Nem sempre estamos atentos ou damos importância quando não, reclamamos de certos detalhes de nossa vida e só vemos a consequência, quando prestamos atenção e relembramos, que pequenos detalhes, decisões tomadas e situações que vivemos nos conduziram a um processo onde pudemos ser úteis e fazer diferença no propósito de Deus.
Quando lemos o livro de Ester, podemos observar situações que, em condição normal, passariam desapercebidas, mas que fizeram e foram muito importantes para o povo judeu. Primeiramente Ester cair na graça de Hagai e depois o fato de Mordecai ouvir a trama que estavam planejando para assassinar o rei, como podemos ler em Ester no capítulo dois, no verso nove e nos versos vinte e dois e vinte e três, que diz: “A moça lhe pareceu formosa e alcançou favor perante ele; …” (Ester 2:9, RAStr) e depois: “Veio isso ao conhecimento de Mordecai, que o revelou à rainha Ester, e Ester o disse ao rei, em nome de Mordecai. Investigou-se o caso, e era fato; e ambos foram pendurados numa forca. Isso foi escrito no Livro das Crônicas, perante o rei.” (Ester 2:22-23, RAStr).
Qual foi o impacto destes pequenos detalhes? Foram a condição criada para salvar o povo judeu do extermínio como podemos ler adiante no livro de Ester. Por causa destes detalhes, Ester foi designada rainha, e depois, Mordecai foi honrado diante de seu inimigo e na sequência elevado a primeiro no governo depois do rei.
Estas coisas acontecem em nossa vida também, e muitas vezes não damos importância a pequenos detalhes que nos acontecem, quando não reclamamos, lamentamos ou desprezamos, mas são atos, situações que vivemos que irão fazer diferença para o plano de Deus com relação ao Seu reino.
Temos que aprender que, em tudo independente da situação que estejamos passando, agradecer e louvar a Deus, mesmo que não entendamos. Tiramos exemplo da vida de Paulo. Ele ficou preso uma boa parte do seu ministério. Não seria melhor que estivesse pregando, abrindo novas igrejas nos vários lugares e região que ele tinha planejado e que não conseguiu? Para os nossos olhos seria, mas o plano de Deus era outro. Estando ele na prisão pôde escrever cartas. E são estas que nos dão entendimento da vontade e do plano de Deus.
Se ele não estivesse preso, teria escrito uma parte significante destas, mas graças a sua prisão nós as recebemos em nossos dias e são instrumentos para nos guiar na vontade de Deus. Por isso, precisamos aprender a dar graças em tudo, pois não existe nada que ocorra em nossa vida que não seja permitido por Deus para que o Seu plano e propósito sejam cumpridos por meio da nossa vida.
Podemos, como Paulo, não compreender, mas devemos com ele aprendermos a ser gratos e louvarmos o Senhor por toda e qualquer situação que experimentemos, pois precisamos ter a consciência que Ele tem tudo no controle e que a Sua vontade está acima de qualquer coisa neste mundo.
Para enfrentar as situações, para passar pelas dificuldades, precisamos lembrar que recebemos tudo que precisamos para viver a vontade de Deus, que fomos habilitados e capacitados para expressa-Lo diante dos homens, independente do que estejamos passando. Por isso, não podemos reclamar ou desprezar, ou mesmo lutar contra coisas que nos acontecem, pois todas estão no plano e propósito de Deus.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/pequeno-detalhe-grande-diferenca