Fundamento do conhecimento de Deus

Existe comunhão uns com os outros quando compreendemos que o que fundamenta esta comunhão é a que existe primeiramente com o Pai e com o Filho. Nossa vida deve ser guiada pela comunhão com o Pai e com o filho, para que entendendo a natureza e a vida de Deus, possamos revelar e refletir esta comunhão com o nosso próximo. Sem o conhecimento e relacionamento com Deus não podemos expressa-Lo  no nosso viver com o irmão, assim, como não existe comunhão com Deus se não houver a comunhão com o próximo.

Por isso, o que ouvimos e aprendemos e a união com o Pai, tem que ser expressa no compartilhar da vida com o irmão para revelarmos a alegria desta comunhão, como podemos ler na primeira carta de João, no capítulo um, nos versos três e quatro: “Contamos a vocês o que vimos e ouvimos para que vocês estejam unidos conosco, assim como nós estamos unidos com o Pai e com Jesus Cristo, o seu Filho. Escrevemos isso para que a nossa alegria seja completa.” (1 João 1:3-4, NTLH).

E temos que entender que o fundamento desta comunhão, a união com Deus, se revela no andar de maneira a revelar a luz de Deus e não pode prevalecer a escuridão do pecado, pois onde há a permanência do pecado não existe a vida de Deus, como podemos ler do verso cinco ao sete, que diz: “A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele nenhuma escuridão. Portanto, se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações. Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado.” (1 João 1:5-7, NTLH).

O fundamento da união com Deus e com o próximo se dá através da expressão de um amor cordial, uma fé sem hipocrisia, um aceitar da limitação uns dos outros, o entender que somos suporte e ajuda para o amadurecimento uns dos outros, não existe o desejo de primazia, mas, o crescimento de todos e a expressão de todos os membros do corpo para que haja o crescimento e o amadurecimento de forma que todos cheguem à plenitude da expressão do Senhor.

O mover do corpo não se dá em favor de uns, mas de todos, para que por meio deles Cristo seja revelado ao mundo, pois é através dos relacionamentos, das ações e reações, da palavras proferida que expressam a comunhão que revelamos, por meio do Corpo de Cristo, a Igreja, o Deus que conhecemos ao mundo.

Temos que entender que não existem uns sobre os outros, mas, uns com os outros, para expressão pela unidade de nosso Senhor Jesus aos homens. É expressando a Cristo que podemos viver a verdadeira felicidade, pois é no expressar, no servir ao mundo, no compreender que existimos, fomos capacitados e habilitados, para resgatar para o nosso Deus e Senhor o que estava perdido.

A igreja, que somos nós, tem o papel fundamental de fazer o reino de Deus conhecido entre os homens, e revelar a Sua glória, pois é através da igreja, por meio da autoridade a nós concedida pelo Espírito Santo que podemos, vivendo pela graça, revelar o Deus que conhecemos.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/fundamento-do-conhecimento-de-deus