A importância da atitude de um líder

Muitas vezes questionamos a importância do exemplo, do se colocar diante das pessoas e dar a direção. Muitas vezes pensamos que nossas atitudes e ações não fazem diferença, pois cremos que não somos observados. Temos que entender que como cristãos, somos todos líderes e desempenhamos um papel muito importante, pois somos muito mais observados do que pensamos e o nosso exemplo e testemunho podem fazer diferença onde estivermos.

A nação de Israel tiveram vários reis, e a atitude e ações dos sacerdotes do templo, como dos cidadãos, eram baseadas no norte que estes homens davam. Aqueles que eram fieis ao Senhor exigiam de todos o mesmo, os infiéis, conduziam o povo para longe. Assim, como eles, somos nós neste mundo, podemos levar as pessoas para próximo ou longe de Deus, dependendo do testemunho que damos.

Temos, no velho testamento, no livro de segundo crônicas, no capítulo 29, dos versos quatro ao seis, o testemunho de atitude de um rei que temia ao Senhor e sabia a importância do seu papel perante a nação: “Depois mandou chamar os sacerdotes e os levitas para uma reunião no pátio leste do Templo e disse: — Levitas, escutem o que vou dizer! Purifiquem-se a vocês mesmos e purifiquem também o Templo do Senhor, o Deus dos nossos antepassados. Tirem do Templo tudo o que é impuro. Os nossos antepassados foram infiéis ao Senhor, nosso Deus, o rejeitaram e fizeram aquilo que ele considera mau. Viraram as costas para o Templo, onde Deus mora, e deixaram de adorá-lo.” (2 Crônicas 29:4-6, NTLH).

Não temos templos, pois somos o templo de Deus, a morada do Espírito Santo, mas como podemos virar as costas e andar segundo um coração impuro? Quando podemos deixar de exercer o nosso papel e não desempenharmos este papel de influência (liderança) que temos perante o mundo?

Compreendendo quem somos, o que recebemos de Deus, a nova criatura, e o entendimento que fomos habilitados e capacitados para viver o Seu reino aqui neste mundo, como filhos, revelando a Sua glória e graça diante de todos, agindo como Ele perante os homens, nós deixamos de  honrá-Lo e revela-Lo quando vivemos uma vida que não manifesta a Sua obra em nossas vidas, e não vivemos segundo a Sua vontade, isto é, quando não andamos segundo os valores eternos. Quando assim, fazemos, não só não estamos desempenhando o papel de cabeça, de líderes, de influenciadores dos homens; como estamos voltando as costas para tudo o que Deus realizou em nosso favor.

Tendo o entendimento da obra de Deus, somos fiéis quando nos submetemos à vontade do Pai e fazemos o Seu querer neste mundo, fazemos  morrer a natureza humana, e caminhamos a nossa jornada para sermos semelhantes a Jesus, sermos Sua expressão neste mundo. Quando assim agimos, então, estamos revelando os filhos que somos, e sendo os influenciadores (líderes) que Deus deseja que sejamos, testemunhando da Sua vida e graça.

Não existe outra maneira de um cristão viver que não seja revelando o reino, caso contrário, haverá somente a demonstração de religiosidade e práticas humanas que em nada revela a glória e o nome de nosso Deus e Pai.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/a-importancia-da-atitude-de-um-lider