Compreender o que glorifica a Deus e entender a Sua vontade é fundamental para vivermos neste mundo como Lhe agrada, fazendo conforme o Seu querer e sendo expressão da Sua glória entre os homens. Não entendermos o nosso papel, nossa responsabilidade, não buscarmos o conhecimento de Deus nos conduz a uma vida religiosa que em nada expressa o querer e desejo.
No evangelho de João, Jesus ensinando aos Seus discípulos, fala-lhes de uma coisa muito importante, que ele trata no capítulo quinze, sendo que no verso cinco, fala sobre permanecer nele, e deixa claro que se não permanecermos, não podemos produzir frutos, não podemos fazer coisa alguma, como ele afirma: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15:5, NVI).
Qual o significado de permanecer? E qual a importância de permanecer no que Ele falou e ensinou? Podemos ler nos versos sete e oito, que diz: “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.” (João 15:7-8, NVI).
Permanecer significa viver conforme, andar de acordo, fazer o que Ele fala e determina, pois se assim fizermos, manifestaremos os frutos, ou seja, as obras de Deus e por causa destas obras é que o Pai é glorificado e revelamos que somos discípulos de Jesus.
Entender os mandamentos, e principalmente, compreender o mandamento básico da vida de um discípulo é fundamental, pois é através do amor de uns para com os outros que revelamos o Deus que afirmamos conhecer e revelamos claramente que somos discípulos do Senhor, como está no verso doze ao quatorze, do capítulo quinze: “O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu ordeno.” (João 15:12-14, NVI).
A verdadeira expressão de amor está no fato de fazermos a vontade do Senhor. Quando fazemos o que Ele determina, como expressão da Sua vontade, então, revelamos o amor por Deus, pois nas nossas ações manifestaremos este amor e a Sua obra em favor dos homens. E ao manifestarmos as Suas obras, demonstramos que amamos não só os homens, mas também a Deus, e estas obras, glorificam-No.
Temos que compreender que os frutos que expressamos devem revelar as virtudes de Deus perante os homens, pois esta é a razão de andarmos neste mundo, e revelando estes frutos, manifestamos o reino de Deus, e ao revelarmos o Seu reino, nós fazemos a vontade de Dele neste mundo, expressando o Seu reino entre os homens. Quando assim agimos, não só permanecemos no Senhor, mas revelamos as obras que glorificam o Pai, pois para isso fomos capacitados, para isto existimos, para isto estamos neste mundo, pois fomos feitos filhos para revelarmos o amor de Deus aos homens. Assim como Jesus foi enviado, Ele nos enviou para que fôssemos e déssemos muitos frutos e estes frutos permanecessem para a glória e louvor do nome do Pai.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/frutos-que-glorificam-o-pai