Obediência como expressão de amor

Jesus, no evangelho de João, ensinando aos seus discípulos, no capítulo quatorze, no verso quinze afirma: “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.” (João 14:15, NVI).

Não existe expressão de maior amor que o empenho em viver segundo a vontade daquele que é alvo deste amor, pois o verdadeiro amor se expressa no cumprir e no fazer a  vontade daquele que amamos.

Mas o importante é compreendermos o porquê esta condição é necessária, pois se não compreendermos não entenderemos que a expressão de amor está na obediência, isto é, no viver da mesma maneira e segundo a vontade daquele que amamos.

Temos que entender que no processo de salvação, reconciliação, que Deus nos concede por Sua graça, através da fé em Cristo Jesus, passamos a fazer parte da Sua família, somos inseridos no Corpo de Cristo, somos membros deste corpo, mas, mais que isto, passamos a ser morada de nosso Deus, e que é através da condição de amor e obediência, que o nosso Senhor se revela a nós como podemos ler nos versos vinte e vinte e um:  “Naquele dia, compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês. Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele.” (João 14:20-21, NVI).

Recebemos, como está nos versos vinte e seis e vinte e sete, o Espírito Santo que nos ensina e nos faz lembrar de todas as palavras que o Senhor disse, como podemos ler: “Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que disse. Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.” (João 14:26-27, NVI).

Tendo a consciência, o entendimento, que recebemos o Espírito, que fomos capacitados para viver neste mundo conforme a vontade do Pai, e que através de nós, Deus se revela ao mundo, então, temos que andar segundo os valores do Seu reino, isto é, em obediência, fazendo o que Ele faz, por isso, o amor se expressa pela obediência, pelo reconhecimento do que Deus fez em nós, da capacitação concedida, e sabendo que somos a Sua expressão neste mundo, nós nos comprometemos com o Seu reino, rejeitamos o pensamento deste mundo, santificamos o procedimento, para em tudo revelar a Sua glória por meio das nossas ações.

Precisamos aprender a servir a Deus, a expressarmos o verdadeiro amor através da obediência, da expressão de amor para com o próximo, para assim, revelarmos o amor que temos pelo nosso Deus e Pai e por quanto honramos o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/obediencia-como-expressao-de-amor