Faz o Senhor o que pedirmos?

Esta é a grande pergunta que devemos responder e necessitamos urgentemente compreender, pois faz Deus tudo o que pedirmos? Lemos no evangelho de João, no capítulo treze, nos versos treze e quatorze, que diz: “E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei.” (João 14:13-14, NVI).

Quando tiramos um texto de contexto, podemos aplicar de qualquer maneira e forma, mas não é assim que devemos ou podemos ler a bíblia, temos que entender o contexto, pois caso contrário proferiremos heresias como é comum ouvirmos.

Não, isto que precisamos entender, Ele não faz tudo que pedirmos, mas tudo que esteja alinhado com a vontade do Pai, plano e propósito estabelecido para o Reino. Esta era a questão tratada no texto e que Jesus estava alinhando com os Seus discípulos. Jesus, falava que estava com o Pai, e Filipe pede a Ele que mostre o Pai. Jesus então responde que quem o via, via o Pai, pois o Pai estava nele e tudo o que Ele fazia e falava provinha da vontade do Pai.

Precisamos compreender quem somos e a obra de Deus em nossa vida para podermos aplicar este texto da forma como precisa ser aplicado. Para ser discípulo de Jesus, precisamos, antes, negarmos a nós mesmos e tomarmos a cruz. Este ato refere-se a questão de nos sujeitarmos a vontade de Deus, rejeitar os nossos interesses e vivermos segundo a vontade de Deus. Somos inseridos na família de Deus, no Corpo de Cristo. Quando assim fazemos, morremos para os nossos desejos e vontade, para; então, cumprimos a vontade do Pai quanto ao Seu reino e vivermos segundo a Sua natureza e Seus valores.

Quando compreendemos quem é Deus, Seu caráter, Sua natureza, e nos sujeitamos a Ele para fazermos a Sua vontade, entendemos que vivemos Nele e Ele em nós. Quando somos membros da família de Deus, não vivemos para buscar os nossos interesses, mas tendo sido capacitados, vivemos neste mundo com o propósito de cumprir a Sua vontade para os homens, revelando o Seu reino, manifestando a Sua glória, fazendo com que Sua vontade seja real e presente no mundo, como ela é nos céus. Temos a convicção que fomos capacitados e habilitados para viver esta vontade aqui na terra.

Tendo a consciência de quem somos, mesmos não merecedores, que estávamos mortos e fomos inseridos na família de Deus, então vivemos, como o Senhor Jesus fez, para cumprir a vontade do Pai. Estando, portanto, alinhados com essa vontade, tudo que pedirmos em nome de Jesus, o Pai realiza, porque nós estamos vivendo a Sua vontade e não o desejo egoísta de um coração segundo o pensamento deste mundo.

Tudo que pedirmos, Deus realiza desde que não seja motivos pessoais e individuais, resultantes de nossa cobiça, mas sim, o que está alinhado com o Seu plano e propósito. Não que não podemos pedir ou colocar diante Dele, como Jesus fez no jardim, mas deixou claro que estava aqui para fazer a vontade do Pai, assim, devemos fazer, podemos até pedir para nós, mas devemos sempre deixar que estamos aqui para nos sujeitar a vontade Dele, como filhos que entendem o papel e a responsabilidade que temos perante a Igreja e perante o mundo.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/faz-o-senhor-o-que-pedirmos