Sabemos que a verdadeira expressão de discípulo de Jesus não está no que falamos, nem nas terras que peregrinamos, nem nos serviços que fazemos, mas na ação de amor que expressamos uns pelos outros, em favor uns dos outros, como Jesus falou no evangelho de João, no capítulo treze, nos versos trinta e quatro e trinta e cinco: “Um novo mandamento dou a vocês: amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.” (João 13:34-35, NVI)
E precisamos lembrar que amar não significa uma ação de sentimento, de fazer porque gostamos, de fazer porque o outro merece. Quando Jesus disse essas palavras, ele estava tomando a ceia com eles e nesta mesma noite, ele sabia que Judas iria traí-lo, que Pedro o negaria e que os outros o abandonariam.
Jesus não só fez, como expressou o verdadeiro amor que Deus deseja que expressemos uns pelos outros. Amor não está condicionado ao que o outro faz, se o outro merece, mas faz, revela, manifesta por meio de ação em favor do outro. E Ele revelou o amor de Deus não só por aqueles discípulos, mas por todos nós.
Agora, por que podemos amar como Jesus amou? Por que podemos revelar este amor de Deus uns pelos outros? Por causa da obra de Deus em nossas vidas.
Fomos feitos filhos, recebemos da natureza e da vida de Deus. Recebemos um novo coração, um coração semelhante ao Senhor, recebemos a autoridade para vivermos neste mundo como Ele perante os homens. Mas além desta capacitação, de quem somos, da obra de Dele em nós, também, o Espírito Santo derramou abundantemente do amor e da Sua graça em nós para que o revelemos ao mundo.
O amor de Deus não é algo que tem origem em nós, não é resultante de nós, mas de Deus, da Sua graça que nos faz instrumentos para revelarmos ao mundo quem Ele é. E a única forma de revelarmos Ele ao mundo, é através das nossas vidas e fazemos isso por meio das ações que expressam o amor de Deus pelos homens e principalmente de uns para com os outros.
Temos que entender que revelar o amor de Deus não é uma opção que temos, mas uma obrigação natural por causa da obra de Deus em nós, para que pudéssemos como filhos revelar ao mundo a Sua glória e manifestar o Seu amor pelos homens.
Que possamos buscar o conhecimento, o entendimento da vontade de Deus e não sermos religiosos nas nossas ações, mas expressão viva de discípulos de Jesus e do Seu amor pelos homens.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/a-expressao-de-discipulo-de-jesus