No livro de Habacuque, no capítulo dois, no verso 14, podemos ler que a terra se encherá do conhecimento da glória de Deus, como podemos ler: “Mas a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar.” (Habacuque 2:14, NVI).
Mas como pode a glória de Deus ser conhecida em todo o mundo? Como pode o Seu nome ser glorificado? Como Ele pode ser santificado e exaltado diante de homens? Como pode o Seu nome ser conhecido e a Sua salvação alcançar a todos os homens?
Isto que precisamos compreender e entender, a obra de Deus em nossas vidas e o Seu propósito para nós neste mundo. Deus nos salvou por Sua graça através da fé em Cristo Jesus. Ele nos deu um novo coração, derramou em nós da Sua vida. O Espírito Santo derramou do poder e autoridade para vivermos neste mundo conforme a vontade de Deus, e nos conduz à semelhança de nosso Senhor Jesus no processo de amadurecimento.
Tendo a consciência desta obra de Deus em nós, e sabendo, como Paulo escreveu que somos cartas vivas, somos o bom perfume de Cristo e que devemos revelar em todos os lugares a fragrância do Seu conhecimento, temos que entender que somos responsáveis por revelar o Senhor em tudo o que fizermos. E se nos lembrarmos a resposta do Senhor para Felipe que pediu a Jesus que mostrasse o Pai, Ele afirmou a este que quem o via, via o Pai, por isso, em Jesus temos a expressão do Pai, de quem Ele é. E nós tendo o entendimento que temos que revelar o Senhor, na realidade, quando andamos neste mundo, fazendo as Suas obras, estamos de fato, manifestamos o Senhor por meio das nossas ações.
Mas, como se revelam as nossas ações? A nossa vida é expressão de um compromisso pessoal com Deus de servi-Lo e de revela-Lo aos homens e fazemos isso, ou seja, a expressão do conhecimento que temos de Deus se dá por meio da Igreja, o Corpo de Cristo. Precisamos entender que é por meio da Igreja que o Senhor é conhecido. Jesus disse que deveríamos fazer a nossa luz brilhar e fazemo-la brilhar quando praticamos as obras de Deus, e quando as fazemos, as pessoas O verão e glorificarão.
A terra se enche do conhecimento da glória de Deus por meio da igreja, o corpo de Cristo, e isto acontece, resultante do compromisso pessoal que assumimos perante o nosso Senhor de servi-Lo e de fazer a Sua vontade expressa por meio das nossas ações e reações no convívio com as pessoas, tanto da Igreja, como as que estão à nossa volta.
Não se trata só do que falamos, mas principalmente do que fazemos e como fazemos, pois as pessoas observam mais as nossas ações que as nossas palavras, por isso, precisamos entender que não se trata do que dizemos que conhecemos a Deus e que O amamos, mas, do que fazemos no convívio com as pessoas que expressam este amor. A terra irá se encher do conhecimento da glória de Deus por meio da igreja, pois é na comunhão, nas obras que praticamos que expressamos o Deus que afirmamos conhecer e que temos a responsabilidade, como vasos de barro, de revelar ao mundo.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/a-terra-se-enchera-da-gloria-do-senhor