Qual a importância da nossa atitude na igreja?

Quando podemos observar a maturidade das pessoas na igreja? Quando podemos observar o grau de preocupação consigo mesmo ou com os outros. Quando mais está voltada para si mesmo, menor é o grau de maturidade e mais atitudes segundo o pensamento humano existe. Quanto mais maduras são as pessoas, maior é a preocupação com o próximo e as ações estão voltadas para o próximo do que para a busca dos interesses pessoais.

Na carta que Paulo escreveu aos Coríntios podemos observar este aspecto e observando o posicionamento de dele, podemos refletir sobre a nossa realidade e tomar uma direção que esteja alinhada com a vontade de Deus.

No capítulo 14, da primeira carta, podemos ler no verso 1, logo depois que ele fala sobre o amor, que diz: “Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia.” (1 Coríntios 14:1, NVI).

E ele emite opinião sobre o dom de língua que era usado intensamente na congregação local e que as pessoas tratavam com sendo mais espirituais as pessoas que tinham este dom, e ele afirma o seguinte, no verso 3: “Mas quem profetiza o faz para a edificação, encorajamento e consolação dos homens.” (1 Coríntios 14:3, NVI) e no verso 5, afirma: “Quem fala em língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a igreja.” (1 Coríntios 14:5, NVI).

E ele fecha, afirmando, no verso 19: “Todavia, na igreja prefiro falar cinco palavras compreensíveis para instruir os outros a falar dez mil palavras em uma língua.” (1 Coríntios 14:19, NVI).

A questão maior que podemos observar não é o aspecto do falar em línguas, pois ele mesmo afirma que falava mais que qualquer um daquela igreja; mas o que precisamos entender é a atitude, a motivação envolvida.

Quando voltamos para nós mesmos, quando buscamos os nossos interesses, mesmo que “espirituais” na realidade estamos agindo com egoísmo e pensando em nós somente, revelamos de fato a nossa imaturidade. Agora, quando compreendemos a natureza de Deus, compreendemos que o que é importante e que não é, então, nós, na nossa atitude para com o outro, no que podemos fazer em favor dos outros, quando nos conduzimos a entender que o importante na igreja somos neste processo conduzidos à maturidade.

Por isso, ao afirmar que deveríamos buscar o dom de profecia, pois é através deste dom que trazemos edificação, crescimento e amadurecimento, é através deste que podemos servir as pessoas, começamos a repensar as nossas atitudes quando focamos no serviço que podemos fazer para os outros e não para nós mesmos. A questão não é a nossa bênção, mas a bênção que transmitimos e entregamos para o nosso próximo, pois tudo que recebemos e temos não é para nós, mas para  outro.

Que possamos amadurecer e servir a igreja, como instrumento de Deus para que a Sua vontade se cumpra por meio da nossa vida.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/qual-a-importancia-da-nossa-atitude-na-igreja