Quando morremos e ressuscitamos com Cristo, quando nos sujeitamos a Deus e Dele recebemos a salvação pela graça por meio da fé em Cristo Jesus, somos removidos do mundo, transportados para o Seu reino e inseridos no Corpo de Cristo do qual passamos a fazer parte como membros. No corpo, perdemos a individualidade, a razão de vivermos de forma egoísta, pensando e defendendo os nossos interesses. Agora, como membros do corpo, temos que pensar além de nós mesmos e de nossas prioridades, na edificação e crescimento uns dos outros, para que em tudo sejamos semelhantes ao Senhor Jesus e revelemos como corpo as virtudes de Deus às pessoas por meio da Igreja.
Para entendermos esta mudança de atitude, precisamos ler a carta que Paulo escreveu aos irmãos de Corinto, no capítulo 12, versos 12 e 13: “Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito…” (1 Coríntios 12:12-13, NVI) e Deus estruturou este corpo de maneira que não haja a divisão, mas sim, a busca da unidade como podemos ler nos versos 24 e 25: “… Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.” (1 Coríntios 12:24-25, NVI).
Por isso, no corpo de Cristo, na igreja, não existe um “senhor” de tudo, mas partes que se completam e que não vivem uns sem os outros, levando-nos à dependência e necessidade de compreender que precisamos ajudar uns aos outros na edificação e amadurecimento espiritual. Este entendimento de que fazemos parte uns dos outros, que precisamos uns dos outros e que não somos indivíduos, mas membros de um corpo e que precisamos agir em unidade. Para cumprir este propósito, Deus, por meio do Espírito Santo, distribui os dons e ministérios para que haja a compreensão que tudo funciona perfeitamente por meio do Espírito Santo que foi concedido a todos, como podemos ler dos versos 4 ao 6: “Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.” (1 coríntios 12:4-6, NVI).
Por isso, o entendimento que somos membros de um corpo, como Paulo escreveu é fundamental, como está no verso 27: “Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês individualmente, é membro desse corpo.” (1 Coríntios 12:27, NVI)
Pois este entendimento que fazemos parte do Corpo, que somos parte uns dos outros é que pode nos levar a rejeitarmos todo o egoísmo e aprendermos a olhar além de nós mesmos e nos vermos como membros da família de Deus e que Ele se revela não na nossa individualidade, mas na expressão das nossas ações através dos relacionamentos e cuidado que temos uns com os outros no Corpo.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/membros-do-corpo-de-cristo
É irmão, essa palava é poderosa, por meio dela, podemos ver como é importante orarmos uns pelos outros, cuidar dos nossos irmãos em Cristo e não deixar o espírito do comodismo invadir a nossa mente com a mentira de que “estamos salvos, os outros não me interessam”, porque, como Paulo diz nas sagradas escrituras, somos membros de um só corpo. A Paz do Senhor.