Por iniciativa de Deus estamos em Cristo

Não pode haver em nós qualquer sentimento de arrogância, de capacitação, de iniciativa que possamos conceber como tendo nascido em nós o conhecermos a Deus. Tudo que somos, tudo que recebemos, inclusive nossa salvação, redenção, reconciliação com o Pai, procede Dele.

Na Sua misericórdia e graça revelada por meio de Jesus Cristo que alcançamos, por iniciativa exclusiva Dele, a remoção deste mundo e o sermos transportados para o Seu reino. Paulo expressa a nossa insignificância e incapacidade de realizar um plano de redenção tão maravilhoso como o que obtemos por intermédio da cruz, por causa da graça por meio da fé em Cristo Jesus, o Salvador.

Não é para nos vangloriarmos, não é para termos qualquer sentimento de capacitação como se procedesse de nós, como podemos ler em 1 coríntios 1, dos versos 28 ao 31: “Ele (Deus) escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é, a fim de que ninguém se vanglorie diante dele. É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, para que, como está escrito: ‘quem se gloriar, glorie-se no Senhor.’” (1 Coríntios 1:28-31, NVI).

Que haja em nós a compreensão da cruz, o entendimento de que se estamos em Cristo, se temos a salvação não é porque merecemos ou fizemos algo para alcançar, mas foi totalmente resultante da sabedoria e graça de Deus que realizou tudo, vindo ao nosso encontro e nos oferecendo a reconciliação por causa da Sua graça.

Não existe motivo de vanglória, mas sim, a necessidade de tendo o entendimento, compreendendo a compaixão de Deus, com o discernimento da obra que Ele realizou em nós, da capacitação que recebemos por meio do Espírito Santo, oferecermos a Deus, colocarmos os nosso membros, o nosso corpo em favor do reino, santificando o procedimento, rejeitando tudo que seja obra segundo o pensamento deste mundo e nos voltarmos para a vontade do Pai, sujeitando a ela, para que o Seu propósito se cumpra por meio de nossa vida através da comunhão da Igreja, o Corpo de Cristo.

Não existe revelação de Cristo, não existe forma de levar o conhecimento de Deus fora da igreja, fora da comunhão, no andar uns com os outros, no aprender a servir e a honrar uns aos outros. Temos que compreender que é por intermédio da Igreja que a sabedoria de Deus é conhecida e que as virtudes de Dele são reveladas aos homens.

Fomos feitos filhos, capacitados e habilitados para vivermos neste mundo, por meio do poder e autoridade que recebemos do Espírito Santo, conforme é a vontade de Deus. Honramos a Ele e glorificamos o Seu nome, quando fazemos a Sua vontade, quando praticamos as obras de justiça que o revelam perante os homens. Por isso, precisamos entender e compreender que a reconciliação em nada depende de nós ou nosso esforço, mas sim, sabedoria e graça de Deus revelada a nós sem qualquer merecimento ou esforço e assim, devemos agir com relação as pessoas, levando Ele, por meio de nossa vida, a todos, independente de quem são e de merecimento ou não. E fazemos isso, porque estamos em Cristo, somos membros do Seu corpo e o nosso propósito é revela-Lo ao mundo.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/por-iniciativa-de-deus-estamos-em-cristo