Quanto à vinda do Senhor, o que é mais importante: quando Ele vem ou o fato de estarmos prontos, andando como Ele deseja?
Se não tivermos claro o desejo do Senhor, não entenderemos o que precisamos fazer hoje e agora e nos preocuparemos com o que não é importante e o que não temos controle.
Ele, Jesus, falou aos seus discípulos sobre eventos, ocorrências que antecederia a Sua vinda, isto para atentarmos o quão perto está e também, para nos alertar sobre o que é importante. O que Ele deseja nos ensinar é que precisamos sempre estar prontos e não com o evento em si da Sua volta.
E assim, Ele, no capítulo 13, versos 32 e 33, como no 35 e 36, afirma: “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o filho, senão somente o Pai. Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo.”(Marcos 13:32-33, NVI) e reforça: “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem quando o dono da casa voltará: se à tarde, à meia-noite, ao cantar do galo ou ao amanhecer. Se ele vier de repente, que não os encontre dormindo!” (Marcos 13:35-36, NVI).
Agora, o que significa estar pronto? Precisamos entender que não se trata de perfeição, de não cometer pecado, pois, sabemos que não é possível, mas, termos uma atitude como Davi, termos um coração segundo Deus. Para isto, precisamos compreender a Sua obra em nossa vida e como devemos viver.
Somos e fomos salvos pela graça de Deus, isto não depende de nós, mas Dele, e esta salvação é por meio da fé em Cristo Jesus. Ele, Jesus, morreu na cruz, derramou o Seu sangue. Este sangue é que nos purifica e nos liberta do domínio do pecado, pois na cruz morremos com Cristo e com Ele ressuscitamos. Fomos feito novas criaturas, recebemos um novo coração, um coração segundo a natureza de Deus.
Tendo sido feitos filhos, Ele também, nos concedeu do Espírito Santo que nos guia em toda a vontade do Pai. O Espírito nos concede poder e autoridade para vivermos neste mundo segundo a vontade do Pai, também, derrama abundantemente do amor, da graça sobre nós. Por que faz tudo isso? Ele nos habilita para vivermos neste mundo conforme a Sua vontade, revelando o Seu Reino para que no mundo, façamos as obras que manifestam a justiça de Deus, para que revelemos as Suas virtudes entre os homens.
Mas, para revelarmos as virtudes de Deus entre os homens, precisamos reconhecer a nossa dependência completa, sabermos que nós, por nós mesmos, não podemos fazer nada que agrada a Ele e que dependemos completamente como Davi fazia. E conscientes da obra que Ele fez, nós santificamos o nosso procedimento, rejeitando tudo que seja da natureza humana e praticamos as virtudes de Deus e revelamos o fruto do Espírito. Andarmos em santificação e testemunhando das virtudes de Dele perante os homens, por termos sido habilitados, não buscando os nossos interesses _ isto é, não vivendo uma vida de egoísmo e orgulho _ quer dizer que estamos vivendo conforme a vontade do Pai e na dependência completa Dele, sendo vasos para honra e instrumentos da Sua glória.
Viver assim, significa que estaremos sempre prontos e preparados para a vinda do Senhor, não importa quando seja, mas que possa ser breve!