Do coração do homem os desejos

Jesus, em Marcos, no capítulo 7, nos versos 15 e no 20, fala do desejo do coração do homem e o quanto este o contamina, como podemos ler: “Não há nada fora do homem que, nele entrando, possa torná-lo impuro. Ao contrário, o que sai do homem é que o torna impuro.” (Marcos 7:15, NVI) e para esclarecer aos Seus discípulos explica porque torna o homem impuro: “E continuou: o que sai do homem é que o torna impuro. Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez.” (Marcos 7:20, NVI).

Deus na Sua misericórdia e compaixão conosco nos provê por meio da Sua graça, a salvação, a reconciliação, por meio da fé em Cristo Jesus. É por meio da obra de Cristo na cruz que somos salvos. Por causa do Seu sangue derramado somos purificados de nossos pecados, somos feitos novas criaturas. Na cruz morremos com Cristo e com Ele ressuscitamos para viver em novidade de vida, recebemos da vida de Deus, recebemos da Sua natureza, um novo coração, um coração segundo Deus.

Quando Jesus disse que precisamos negar a nós mesmos e tomarmos a cruz, e então, segui-Lo, precisamos compreender que negar a nós mesmos está no fato de rejeitarmos a natureza humana, rejeitarmos tudo que procede do coração segundo os valores deste mundo, um coração do qual procede tudo que nos contamina e nos impede de viver plenamente o reino de Deus. Ao negarmos a nós mesmos, estamos de fato, negando em nossa vida estes desejos, estes valores que são contrários à natureza divina.

E tomamos a cruz, quando, declaramos a morte para estes desejos, para o querer nos preservar ou o salvar-nos a nós mesmos. Na cruz quando enterramos, negamos, rejeitamos estes sentimentos e desejos e nos submetemos a vontade de Deus. Temos que fazer o mesmo que Jesus, quando no Jardim, pediu ao Pai que se fosse possível que passasse Dele o cálice, todavia que fizesse a vontade do Pai. O tomar a cruz está no fato de nos submeter à vontade do Pai em toda e qualquer situação. Seguir a Jesus está relacionado a sermos os Seus imitadores, seguirmos o Seus exemplos.

Como podemos fazer isso? Na convicção da obra e das promessas de Deus. Ele afirmou que recebemos o Espírito Santo, que Ele fez em nós morada, que somos templo de Deus, e que Ele nos capacita para vivermos neste mundo segundo o Seu desejo e vontade. Podemos escolher não fazer a vontade do Pai e revelar todo o desejo do coração segundo a natureza humana, ou podemos nos sujeitar a vontade do Pai, como Jesus fez. Mas precisamos compreender que quem conhece a Deus não tem opção, não faz outra escolha que não seja a escolher cumprir o desejo e a vontade do Pai e faz isso de maneira voluntária.

Somos filhos, recebemos da vida de Deus, portanto, não nos resta opção que não viver segundo a Sua natureza.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/do-coracao-do-homem-os-desejos