Jesus certa vez, discutindo com os fariseus, no evangelho de Marcos, capítulo 7, dos versos 5 ao 7, tem o seguinte embate com eles: ‘Então os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus: “Por que os seus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos impuras?”. Ele respondeu: “Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ’Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’. Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens”’. (Marcos 7:5-7, NVI).
E então, nos perguntamos: E nós? Temos nos apegado a ensinos e tradições de homens? Ou nem mesmo conhecemos a palavra de Deus de maneira a rejeitar estes ensinos?
Talvez pela falta de conhecimento do que Deus fala em sua palavra, estamos apegados a ensinos e tradições que nada tem a ver com a verdade do evangelho, com o reino de Deus e muito menos com a Sua vontade, e nunca saberemos, mas seremos ávidos defensores da tradição que nos foram passadas.
Se quisermos conhecer a vontade de Deus, não nos apegar ao que homens nos ensinam, mas sermos capazes de ouvir o que nos falam e julgarmos, como somos aconselhados por Paulo, e assim, reter o que é bom, então, lamentavelmente, não tem outra forma que não conhecendo o que fala a palavra.
Deus expressa a Sua vontade, Seu plano e propósito para as nossas vidas. Precisamos aprender a ler, a conhecer e compreender. Não podemos tirar o texto de contexto, mas assegurar, por meio do Espírito a condução no entendimento da vontade de Deus. Por isso, não existe outra maneira de ler que não seja se submetendo à dependência do Espírito, reconhecendo que necessitamos Dele para que sejamos conduzidos no conhecimento daquilo que seja o querer de Deus e para termos sabedoria e podermos julgar o que ouvimos, e consequentemente, obedecer ao que Deus determina e não nos submeter à vontade expressa de homens e suas tradições religiosas.
Que tenhamos um coração sincero, desejoso e ardente em conhecer a vontade de Deus e que aprendamos a ser zelosos, perseverantes no conhecimento e entendimento da palavra de Deus.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/guardando-tradicoes-e-ensinos-de-homens