Precisamos compreender que andar com Deus, ser filho, estar na Sua presença, não quer dizer que não passaremos por tribulações, por lutas, que não ficaremos angustiados diante das situações, dos problemas que enfrentamos.
As lutas, as angústias vêm, pois são a forma que temos para aprender a confiar e a descansar em Deus e elas fazem parte de nossa vida neste mundo. Podemos escolher nos afastar Dele e nos recolher em nossa insignificância ou podemos escolher nos fortalecermos, perseverarmos e passarmos pelas tribulações, refugiando em Deus.
Davi com os seus homens, ao voltar para a cidade, encontram-na saqueadas e suas mulheres e filhos sequestrados. Mesmo diante de tal situação o que faz Davi é o que nós devemos fazer diante das situações que enfrentamos, como está em 1 Samuel 30, no verso 6: “Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e de suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor, o seu Deus.” (1 Samuel 30:6, NVI).
Fortalecemos em Deus, quando, diante das lutas que sofremos, em vez de nos desesperarmos, nós voltamos o nosso coração e as nossas petições para Ele. Colocamos diante Dele a situação (não que Ele não saiba) e pedimos que nos guie em Seu querer. Foi o que Davi fez e é o que devemos fazer.
A resposta? Bom, ela pode vir rápida ou pode ser demorada, mas não importa, precisamos aprender a confiar em Deus e Nele descansar. Quando colocamos tudo em Suas mãos, sabendo que Ele cuida de nós, que Ele é a nossa rocha onde podemos descansar, nós já vencemos mais da metade do problema, da dificuldade que estamos passando, das lutas que temos.
Precisamos ter algo bem claro em nossa mente. Não vivemos uma vida neste mundo sem problemas, lutas ou sem angústias. O que temos que entender é que precisamos viver na dependência de Deus, confiando e esperando Nele, e desejando ardentemente sermos instrumentos útil a Ele, vasos para a Sua honra, meio para que capacite e habilite todo homem ao conhecimento de Seu querer.
Fomos habilitados, capacitados para vivermos e manifestarmos o reino de Deus por meio de nossas ações, pois O conhecemos, temos acesso à Sua presença por causa da Sua graça e precisamos entender que mesmo diante de tantas lutas e problemas, podemos e temos que revela-Lo ao mundo por meio de nossas vidas.