Deus constituiu Saul como rei sobre Israel e em determinado momento, Samuel deu uma instrução clara que ele deveria esperar em Gilgal para oferecer holocaustos e sacrifício até que ele chegasse, mas como os soldados estavam dispersando e Samuel demorava chegar, então ele decidiu oferecer o sacrifício, desobedecendo a ordem do Senhor.
Diante deste fato, mesmo com a explicação de Saul, que embora parecesse razoável, Samuel falou com ele, como está em 1 Samuel, no capítulo 13, nos versos 13 e 14: “Então, disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o Senhor confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. Já agora não subsistirá o teu reino. O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.” (1 Samuel 13:13-14, RA).
Logo no início do seu reinado Deus já o rejeita, embora governe por quarenta anos. E isto, pela simples questão de não saber obedecer, por querer agir por conta própria, por não haver nele um coração humilde que reconhecia a dependência de Deus.
E nós? Como temos agido diante das situações, problemas e lutas que enfrentamos? Como reagimos diante da aparente demora do Senhor em responder ao nosso pedido de socorro, ou suprir a nossa necessidade?
Aparentemente estas coisas não parecem críticas, mas se trata da condição de fé, de confiança em Deus e de esperar nas Suas promessas. Não significa ficar deitado em berço esplêndido, mas, de fazer o que é necessário. Não desobedecer o que o Senhor fala e termos a convicção de que quando há uma determinação do Senhor devemos obedecer e esperar Nele, fazendo as coisas conforme Ele determina.
Não podemos querer resolver os problemas por nós mesmos. Não podemos querer fazer diferente do que é nos designado, precisamos aprender a confiar e a descansar em nosso Deus e lembrar que toda situação que vivemos tem um só propósito: provar a nossa fé, nos ensinar a confiar em nosso Deus.
Toda luta, problemas e dificuldades que enfrentamos servem para amadurecermos e conhecermos o nosso Deus, pois é por este mecanismo que crescemos na fé, que aprendemos a confiar e a descansar Nele.
Precisamos nos lembrar sempre que a questão não somos nós, não são os nossos problemas e dificuldades. Tendo recebido o Espírito Santo, sendo morada de nosso Deus, tendo sido constituídos filhos, embaixadores do reino, o nosso papel neste mundo, com base na capacitação, autoridade e poder que recebemos, a obediência é uma questão de expressão de conhecimento de Deus e confiança que Nele estamos seguros, não importando a tempestade que possa estar à nossa volta.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/uma-questao-de-obediencia