A importância de um líder

Quando não compreendemos as coisas agimos de forma equivocada e não alinhada com o propósito de Deus.  Uma das áreas na vida cristã que não entendemos corretamente e a sua importância para a Igreja, para o processo de revelação do reino de Deus entre os homens é o papel do líder no corpo e a falta de compreensão que ser líder não é para alguns, mas para todos os membros do corpo, como pessoas maduras e que caminham rumo a plenitude de Cristo e a expressão da vontade do Pai.

No livro de Juízes, no capítulo 17, no verso 6, podemos ler: “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais reto. ” (Juízes 17:6, RA).

O papel do rei era dar a direção, ser o modelo, ensinar  e conduzir o povo no caminho que Deus tinha estabelecido. O propósito de Deus, antes de instituir rei, era que o povo compreendesse quem era o seu rei, e a quem deveria obedecer, mas o povo não compreendeu e, tanto que mais tarde pediram um rei a Deus.

A função de um líder é influenciar pessoas, é conduzí-las a um processo de transformação, de mudança, é ser modelo para outros para que seja seguido. Enquanto não compreendermos, não ensinarmos e não agirmos demonstrando que ser líder não se trata de uma posição, um cargo, um título dentro do corpo, mas efetivamente uma função, uma responsabilidade, um serviço, um cuidado para com o próximo, não caminharemos rumo a maturidade desejada pelo Senhor.

Por que temos que entender que é um papel para todos? Simples, porque é responsabilidade do cristão, de um filho de Deus, ser modelo para todos os homens, tanto para os que são imaturos, recém convertidos, como para aqueles que estão no mundo, andando segundo a disposição das suas mentes e a natureza humana, que ainda não viram a luz.

Todo cristão tem que ter a visão que tem que ser cabeça e não cauda. Tem que ser agente de influência, transformação, tanto na Igreja como no mundo e deve no processo de santificação, buscar a semelhança com Jesus, revelando por meio de palavras e ações o Deus que conhecemos.Precisa compreender que tem que agir como Deus perante os homens. E neste processo de crescimento e amadurecimento, de se tornar modelo, que passa a ser agente de influência sobre a vida das pessoas. E por agir assim, sendo modelo, está atuando como um líder e por desempenhar o papel de líder, o mesmo é apontado pelos membros do corpo, líderes maduros, como um exemplo a ser seguido pelos outros, esta é a função da consagração.

Por isso, consagrar não é dar um cargo, um título, mas, apontar alguém que pode ser observado como exemplo dentro do corpo, que pode ser seguido. Tendo a compreensão desta responsabilidade, cabe a ele ser, tanto junto com os irmãos, no seu trabalho secular, nas atividades desempenhadas no dia a dia, exemplo e modelo de integridade, honestidade, bondade, graça, misericórdia, ou seja, revelar as virtudes de Deus por meio de suas ações entre os membros do corpo e no mundo, para que possa revelar Deus.

Ser líder é responsabilidade de todo cristão, é papel que todo membro do corpo tem que desempenhar como agente, como embaixador do reino de Deus neste mundo, conduzindo os homens ao conhecimento de Deus, por isso, não é para alguns somente.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/a-importancia-do-lider