Existe um câncer no meio do povo de Deus, que se revela através de uma religiosidade cheia de hipocrisia, com entendimento equivocado do propósito de Deus para nossas vidas, que divulga e ensina pensamento de homem. A religião de Deus não tem nada a ver com o pensamento humano e nem com a religião humana que temos insistentemente chamado de cristianismo.
No livro de Jó, Eliu, no capítulo 34, no verso 11, reforça esta ideia e pensamento que se assemelha aos demais amigos de Jó. É um pensamento voltado para a recompensa, para o fazer para ser abençoado, e que Deus nos pune quando não fazemos e nem obedecemos à Sua vontade. Este pensamento de recompensa, receber pelas boas obra que fazemos, é pensamento humano, como podemos ler suas palavras: “Pois (Deus) retribui ao homem segundo as suas obras e faz que a cada um toque segundo o seu caminho.” (Jó 34:11, RA).
Precisamos entender que não existe nenhum compromisso de Deus de nos dar, nos abençoar porque fazemos o bem. Temos que entender que primeiramente recebemos de Deus. Ele nos deu, nos abençoou, nos tornou Seus filhos, fez de nós novas criaturas, nos deu do Seu Espírito Santo que nos guia em toda a Sua vontade, que nos faz lembrar de todas as palavras de Jesus, e que nos habilita para vivermos neste mundo, segundo a vontade do Pai, revelando o Seu reino entre os homens.
Temos que entender que passamos por tribulações, por lutas, não porque fizemos o que é errado, porque estamos em pecado, etc, e sim, porque Ele nos ama e deseja que em tudo revelemos as Suas obras entre os homens. O nosso entendimento deve ser que primeiramente somos, e somos porque Deus falou que somos (Ele nos fez) e por ter-nos feito Seus filhos e nos habilitado, capacitado para viver o Seu reino neste mundo, então, andamos, independente do que estejamos passando, segundo os valores eternos.
As lutas, os problemas são para o nosso amadurecimento e não punição de Deus. Existimos, independente do momento que estamos vivendo, como Paulo, para glorificar, para expressar o Deus que conhecemos aos homens.
Que possamos entender e compreender quem somos e porque existimos e qual a razão das lutas e problemas que enfrentamos neste mundo, para agirmos como filhos, revelando e manifestando o Pai entre os homens, por meio das obras que praticamos. Deus não retribui conforme as nossa obras, porque não somos merecedores de nada, inclusive, não merecemos a graça que nos salva por meio da fé em Jesus Cristo.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/deus-retribui-conforme-as-obras