No livro de Eclesiastes, no capítulo 12, versos 13 e 14, fala que a conclusão de tudo se resume na obediência aos mandamentos de Deus, e que esta obediência é o essencial ao homem. No Evangelho de Mateus, no capítulo 21, do verso 28 ao 31, podemos ver a questão do que se trata a obediência, pois não é o que falamos, mas sim o que fazemos que traduz obediência a ordem do Senhor. Já no livro de Números, no capítulo 20, do verso 8 ao verso 12, temos a experiência de Moisés e Arão que tendo recebido a ordem para tocar a rocha para que saísse água, eles não obedecem e sim, batem duas vezes. Com esta atitude eles não obedeceram e não santificaram o nome do Senhor.
O que podemos tirar de lição para nós com relação ao nosso dia a dia e as nossas atitudes e ações?
Primeiramente que nada é diferente. Deus não mudou. A expressão de amor não mudou e que a única forma de expressar honra e amor a Deus e santificar o Seu nome continua através da obediência, do fazer a Sua vontade.
Não é uma questão de religiosidade, não se trata de somente irmos a cultos e reuniões, não é o que falamos, mas fundamentalmente o que fazemos. Não podemos ser como o filho que diz que vai fazer algo e não faz. É preferível dizer que não irá fazer, arrepende e faz.
Temos que nos preocupar em santificar o nome de nosso Deus, temos que nos preocupar em obedecer e viver neste mundo segundo a vontade do Pai. Nossa preocupação deve estar na obediência aos mandamentos que se expressam por meio dos relacionamentos que desenvolvemos. Buscamos o reino de Deus não pelas orações e leitura da palavra que fazemos logo que levantamos, mas, quando diante das situações que vivemos, escolhemos obedecer a Sua palavra e vontade. Escolhemos os valores eternos, escolhemos expressar que somos amigos de Deus que o honramos e o respeitamos vivendo segundo a Sua vontade.
Não existe expressão maior de honra, de gloria, de amor do que vivermos segundo o que o Senhor Jesus nos ensinou e que expressa a completa e total vontade do Pai para as nossas vidas. E escolhemos viver segundo esta vontade porque sabemos que fomos libertos do domínio do pecado, fomos habilitados e capacitados, porque recebemos o Espírito Santo que nos concedeu todo o poder e autoridade para vivermos neste mundo conforme o querer de Deus para os homens.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/a-questao-da-obediencia-ao-senhor