Ser humilde como as crianças

O que nos faz grandes no reino de Deus? Esta foi a pergunta que os discípulos de Jesus fizeram, como podemos ler em Mateus 18 do verso 1 ao verso 4: “Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus?  E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles.  E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.  Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” (Mateus 18:1-4, RA).

O que caracteriza o cidadão do reino de Deus, o ser Seu filho, não é o conhecimento que tem, não é a capacidade de governo que existe em suas mãos, nem a de liderar um grupo de pessoas, mas se tornar e agir como uma criança. Não estamos discutindo o aspecto de inocência, pois não é sobre isso que Jesus está falando, mas de se humilhar, tornar-se humilde como criança.

O que caracteriza a  humildade, conforme a palavra no original usada por Jesus nesta passagem? Ele está falando da característica de ser destituído de toda arrogância, de todo orgulho e se colocar de forma dependente de Deus. Reconhecer que precisa, depende, se sujeita à vontade de Deus, sabendo que Ele tem o melhor e que sabe de tudo.

Como uma criança se comporta diante de seus pais, assim, devemos ser diante de Deus. Uma criança se preocupa com o dia de amanhã? Se preocupa com o que irá comer mais tarde quando tiver fome? Na realidade, uma criança se preocupa se terá fome ou não daqui a pouco? Não! Nada disto passa na cabeça de uma criança. Ela é totalmente dependente dos seus pais. Se der fome, simplesmente procura-os para que a sua necessidade seja suprida, se machucou, busca-os para que alcance consolo e possa dar um jeito no que a feriu e trazer a cura. Uma criança vive na inteira confiança de seus pais.

Como devemos ser diante de Deus? Da mesma forma que uma criança, totalmente dependentes e submissos à vontade do Pai. Não questionamos, nos sujeitamos, fazemos e obedecemos. Não precisamos viver ansiosos com o dia de amanhã, não precisamos nos preocupar com ele e muito menos com o nosso futuro, devemos viver cada dia como um dia concedido por Deus, dependentes inteiramente da Sua graça, sabendo que Ele cuida de nós.

Nesta atitude de dependência, de sujeição e submissão a Deus é que nos tornamos maduros espiritualmente e cumprimos com todo o zelo, com todo o empenho a vontade do Pai. Somos vasos para a honra e para a glória do Seu nome. Vivemos assim, na convicção da Sua promessa que nos habilitou e nos capacitou para andarmos neste mundo, pelo poder e autoridade do Espírito Santo, manifestando em tudo as Suas virtudes e realizando a Sua obra segundo a capacitação do Espírito que nos conduz na expressão da glória de Deus.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/ser-humilde-como-as-criancas