Conforme instrução no livro de Levítico, no capítulo 10, versos 10 e 11, precisamos da instrução, precisamos de conhecer a vontade de Deus por meio das Escrituras para que possamos fazer distinção entre o santo e o impuro e não termos ambos em nossa vida: “Vocês devem estar em condições de fazer diferença entre o que é e o que não é sagrado, e entre o que é impuro e o que é puro. E devem ensinar aos israelitas todas as leis que eu, o Senhor, dei a eles por meio de Moisés.” (Levítico 10:10-11, NTLH)
Sabemos que fomos santificados pela obra de Deus, que o sangue de Cristo derramado na cruz é único e suficiente para nos apresentar santos, inculpáveis e irrepreensíveis diante de Deus, que fomos chamados para a santidade, para sermos vasos de honra a Deus, instrumentos úteis ao Seu reino. Mas como fazermos separação entre o que seja a Sua vontade para a nossa vida (santo) daquilo que faz parte da nossa natureza humana e que nos contamina como um fermento na massa (impuro)?
Na lei, santo e profano (impuro) tinha sombra da realidade que Deus tinha preparado e estava relacionado a contaminação pelo contato externo. Na nova aliança, é algo que tem origem na natureza humana e divina. Toda a santidade de Deus nos é concedida por meio do Espírito Santo. Ao nascer de novo, recebemos da natureza de Deus, fomos habilitados para vivermos neste mundo segundo o novo coração, segundo a Sua vontade, fazendo e revelando a Sua obra aos homens. Agora a natureza humana, egoísta, demoníaca, cheia de obras voltada para nós mesmos, busca um meio de interferir e nos manter de maneira a vivermos segundo os valores deste mundo.
Como fazer a separação entre uma e outra? Somente conseguiremos entender a vontade de Deus, o que Jesus ensinou se conhecermos as Suas palavras. Sem o conhecimento não existe a base necessária para viver, neste mundo, segundo o querer e o desejo de Deus e fazer a separação entre o que é santo do que é impuro.
Por isso é importante ensinar sobre a vontade de Deus, e extremamente sério e importante conhecermos as escrituras para que possamos julgar o que ouvimos e aprendermos a fazer separação na nossa vida do que agrada a Ele e que é conforme a Sua natureza, daquilo que tem origem na velha natureza humana, cheia de todo egoísmo.
Como iremos separar e rejeitar na nossa vida o que é impuro? Conhecendo a palavra e a vontade de Deus, e com base na capacitação recebida, na autoridade concedida pelo Espírito Santo, na consciência de que morremos com Cristo na cruz, e que o pecado já não tem domínio sobre a nossa vida, sendo lembrados pelo Espírito Santo das palavras de Cristo, então tomaremos a cruz, como instrumento de morte, e rejeitaremos tudo que procede da natureza humana pecadora para andarmos conforme a vontade de Deus, como seguidores de Jesus.
Não tem como vivermos a vontade de Deus, separarmos o santo do profano se não houver em nós o conhecimento da palavra de Deus.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/separar-o-santo-do-profano