Alinhamento da lei com os ensinos de Jesus

Quando olhamos os ensinamentos da lei, podemos verificar um perfeito alinhamento com o que Jesus ensinou. Nos ensinamentos que Ele trouxe, temos condições mais rígidas definidas, como podemos observar no texto de Êxodo 23, nos versos 2, 5, 6 e outros, como podemos ler: “Não siga a maioria quando ela faz o que é errado e não dê testemunho falso para ajudar a maioria a torcer a justiça.” (Êxodo 23:2, NTLH) e “— Se você vir o boi ou o jumento do seu inimigo andando perdido, leve-o de volta para ele. Se o jumento dele cair debaixo da carga, não o deixe ali, mas ajude o dono a pôr o animal de pé.” (Êxodo 23:4-5, NTLH) e “— Quando um pobre comparecer ao tribunal, não cometa injustiça contra ele.” (Êxodo 23:6, NTLH).

Paulo falou sobre estas coisas também e em especial com relação ao inimigo, onde afirmou que se ele estivesse como fome, deveríamos dar-lhe de comer, se sede, dar-lhe de beber.

Entendemos estas questões? Jesus disse que precisaríamos exceder em muito a lei. E precisamos compreender porque temos que fazer mais que a lei manda. Zaqueu foi um exemplo, pois ele teria que devolver em dobro o que havia roubado, mas devolveu quatro vezes mais.

Na graça o que importa e o que faz diferença é a demonstração, o revelar por meio de atos, a verdadeira justiça de Deus, a manifestação das Suas virtudes perante os homens. Que possamos compreender isto, pois se não houver em nós entendimento, teremos uma atitude religiosa e não seremos diferentes dos fariseus na época de Jesus. Não somos como a maioria, não andamos por valores e princípios que regem a natureza humana, somos guiados pelo Espírito Santo, recebemos da vida e da natureza de Deus, recebemos o poder, a autoridade, para andar neste mundo como Deus, revelando a Sua vida e natureza aos homens.

E revelar as Suas virtudes, implica em manifestar graça, bondade, amor, compaixão pela vida do outro, por isso, a nossa justiça tem que exceder em muito a lei, pois fomos libertos do domínio do pecado, e fomos revestidos da vida eterna do Criador, para cumprir e revelar a Sua vontade aos homens como ela é feita nos céus.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/alinhamento-da-lei-com-os-ensinos-de-jesus