No livro de provérbios, no capítulo 9, no verso 10, podemos ler: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas.” (Provérbios 9:10, NTLH).
O temor do Senhor é a base, o princípio, a chave para a sabedoria e para ter entendimento, compreensão das coisas, precisa conhecer o Senhor.
Na maioria das vezes pensamos e desejamos a sabedoria e o conhecimento de Deus, mas não nos empenhamos na busca destas coisas. Desejamos que as mesmas sejam despejadas em nossa vida como um passe de mágica, como uma coisa esotérica. Não entendemos que a base para a sabedoria está no temor a Deus e que o entendimento de tudo que está à nossa volta e da realidade espiritual somente procedem do conhecimento de Deus.
Não existe como temermos a Deus, se não houver em nós o conhecimento do altíssimo. Jamais poderemos entender as coisas como precisamos, sem que haja o empenho e o desejo ardente de nosso lado em querer conhecê-Lo.
Não existe outra forma de ter intimidade com Deus que não seja pelo conhecimento das Escrituras. Não existe entendimento e nem sabedoria sem conhecimento, pois como podemos temer a quem não compreendemos, não entendemos o Seu poder?
E precisamos compreender que temor não é ter medo, mas é o conhecimento de quem Ele é, pois somente conhecendo-O é que teremos o verdadeiro temor a Ele, ou seja, O honraremos, glorificaremos, louvaremos o Seu nome, conforme Ele é digno de receber. Para temermos, precisamos conhecer, para conhecer, precisamos ler a palavra de Deus. Não se trata de ouvir sobre a palavra, mas de iniciarmos uma jornada de conhecimento, de intimidade com Deus.
Como obteremos a sabedoria e o entendimento? Através de um compromisso pessoal, de um desejo ardente de querer conhecê-Lo, de buscar, na dependência do Espírito por meio das Escrituras. Quando nos empenhamos nesta jornada, tendo o compromisso pessoal com o Pai, receberemos Dele o entendimento das coisas, não agiremos como tolos, mas o temeremos e então a sabedoria do Altíssimo será a nossa companheira.
No conhecimento das Escrituras e das promessas contidas, compreenderemos quem somos, a obra de Deus realizada em nossas vidas, e o que Ele nos concedeu para vivermos neste mundo da maneira que Lhe agrada, andando com entendimento e em temor e nos prepararemos com empenho e zelo para sermos vasos para a honra e para a glória do Seu nome.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/sabedoria-e-entendimento