No livro de Êxodo, no capítulo 16, estamos diante do momento que Deus começa a prover o Maná para o povo se alimentar no deserto. E nos versos 4 e 5, dá instrução de como, quando e o quanto deveria ser recolhido diariamente, como podemos ler: “Então, disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não. Dar-se-á que, ao sexto dia, prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia.” (Êxodo 16:4-5, RA).
Todos obedeceram? Não, alguns querendo ser espertos, ou não querendo fazer esta atividade todos os dias, resolve colher mais do que deveria, então o que acontece? O alimento provido diariamente se perde, demonstrando a falta de confiança, de obediência a vontade e ao querer de Deus.
Somos postos a prova todos os dias para que possamos aprender a confiar e a obedecer a vontade de Deus que nos guia no melhor para nossas vidas e na verdadeira expressão do Seu reino.
Enquanto não entendermos este aspecto básico de nossa vida (que Deus está cuidando de nós), que Ele zela por nós, que provê tudo que precisamos, demonstramos a nossa falta de fé no Seu cuidado por nós, então vem as tribulações, as lutas para que possamos aprender a confiar e a termos a convicção que Ele proverá.
No sermão da montanha, nos capítulos 5, 6 e 7, vemos várias instruções de Jesus de como deveríamos viver neste mundo, e Ele trata dos mesmos aspectos sobre o cuidado com as coisas desta vida, com o ajuntar, com o se preocupar com o dia seguinte, como e onde acumulamos tesouro, com a preocupação quanto ao que vestir ou comer.
Precisamos aprender a confiar e a obedecer, e nos sujeitar a vontade de Deus, caso contrário, nunca amadureceremos e nunca seremos os vasos de honra que Ele deseja que sejamos neste mundo para expressarmos a Sua vida aos homens. A obediência, o desejo ardente de aprender e conhecer o Senhor é um compromisso pessoal que devemos ter com o nosso Deus. Deste compromisso pessoal de obediência, de empenhar por conhecer, compreender e se sujeitar a vontade Dele, poderemos ser instrumentos úteis ao Seu reino, ao corpo de Cristo para a edificação uns dos outros, e deste processo, nos relacionamentos, manifestaremos a vida e as virtudes de Deus aos homens.
Precisamos compreender que fomos habilitados, capacitados para viver neste mundo segundo a vontade daquele que nos chamou, em completa obediência, pois fomos libertos do domínio e poder que o pecado tinha sobre a nossa vida. Precisamos aprender a andar segundo a vontade do Senhor, para sermos homens e mulheres segundo o coração de Deus.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/andamos-conforme-a-vontade-do-senhor