Muitas vezes temos expectativas equivocadas com relação a uma vida de fé e aos valores deste mundo (pensamento do homem natural) e até achamos que dá para conciliar. Na verdade, quando observamos a história de homens de Deus, podemos ver que este tipo de conciliação que tanto ansiamos é uma exceção à realidade da vida e do andar com Deus.
Na carta aos hebreus, no capítulo 11, do verso 36 ao 40, podemos ler: “outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.” (Hebreus 11:36-40, RA).
Temos alinhado com este testemunho de fé a vida dos apóstolos que não foi diferente destes homens que testemunharam de sua fé, como: Pedro, Paulo, Tiago, Estevão e tantos outros. Paulo, podendo e considerando quem era, a influenciar o sinédrio, abandonou tudo por determinação do Senhor.
Queremos o elogio, a honra, a glorificação dos homens, mas uma vida com Deus, baseada na fé, nem sempre traduz em honra e glória por parte dos homens, especialmente dos religiosos, mas traduz em perseguição, fome, miséria, sofrimento e dor muitas vezes.
Agora, estamos dispostos a viver uma vida de fé não pelas nossas expectativas, mas segundo a vontade de Deus? Precisamos compreender que fé se traduz em obediência, o sujeitar a Deus, por ter a certeza que Ele cuida, não importa o que estamos passando e nem o propósito de tudo que padecemos, mas sabemos que é o melhor para o reino de Deus. Ou ainda pensamos que somos homens de fé quando prosperamos neste mundo, quando recebemos honra e glória. Por favor, vamos entender, não que não exista, não que não seja possível, mas não é regra e sim, exceção.
A fé, se traduz na obediência à vontade de Deus, e não no atendimento de nossa expectativa como filhos Dele. Não são nossos desejos e vontade realizados que traduz que temos fé, mas, o obedecer e se sujeitar a Deus para fazer a Sua vontade.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/o-alinhamento-da-fe-com-o-pensamento-do-mundo