Quando olhamos o plano de Deus, Sua vontade, o que determinou para nós, como membros do corpo de Cristo, como expressão da Sua vontade e virtudes por meio da igreja que constituiu através da obra redentora de Cristo na cruz, então compreendemos que, tendo sido salvos pela graça de Deus por meio da fé em Jesus Cristo, não temos outra maneira de viver que não seja no estimular o amor e a prática das boas obras, como, também não podemos deixar de nos congregar, reunir, como fala na carta aos hebreus, no capítulo 10, versos 24 e 25, que diz: ” Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. ” (Hebreus 10:24-25, RA).
Por que devemos incentivar isto no meio da igreja? Por um simples motivo. O amor que devemos estimular é aquele que é derramado em nossas vidas pelo Espírito Santo. Amor que procede de Deus. A expressão do amor se dá no cuidado de uns para com os outros. Não existe expressão de amor se não for por meio das ações que realizamos para as pessoas. Não importa se são merecedoras ou não deste amor; pois Deus nos concedeu por meio do Seu Espírito para que o expressemos por meio de nossas ações ao próximo para que cresça, amadureça e compreenda a vontade de Deus.
E a forma de expressar o amor se dá através das boas obras que realizamos, através do repartir, do ajudar mutuamente, de não deixar que o outro passe necessidade se temos como ajudar.
Temos que compreender que expressão de amor, boas obras são condições normais e naturais para qualquer um que recebeu o Espírito Santo. Fomos habilitados, capacitados, fomos revestidos de poder e autoridade para vivermos neste mundo, como embaixadores, representantes de Deus entre os homens. Somos a expressão viva do Deus vivo para as pessoas, por isso, precisamos manifestar as Suas virtudes. Não é uma opção para um filho de Deus, mas obrigação natural por causa da Sua natureza.
E o fundamental que precisamos compreender é que o processo de santificação, de expressão da vontade de Deus através das boas obras se dá, por meio da igreja, do corpo, por isso precisamos nos reunir, precisamos da comunhão para exercermos o amor, para admoestarmos uns aos outros, para ajudarmos uns aos outros no crescimento e amadurecimento.
Não existe outra maneira de revelarmos Deus, de cumprimos a Sua vontade na terra que não seja por meio da comunhão, do andar juntos, dos relacionamentos que é a nossa maior necessidade para expressão de Deus, mas também o nosso ponto mais fraco e mais difícil, pois requer de cada um de nós a expressão de amor em favor do outro.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/estimular-ao-amor-e-as-boas-obras