Na carta aos hebreus, podemos ler, no capítulo 8, do verso 10 ao 12: “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior. Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.” (Hebreus 8:10-12, RA).
Em Cristo Jesus temos uma nova aliança, estabelecida por Deus em um fundamento eterno, resultante da Sua graça por meio do sacrifício de Cristo. Esta aliança assegura uma coisa importante e diferente para a nossa vida, que é a certeza que as leis, os ensinos do Senhor estarão escritas em nossas mentes e em nossos corações.
No livro de Ezequiel está esta promessa que Ele nos daria um novo coração, retiraria o de pedra e nos daria um carne. Esta é a base do novo nascimento, do nascer do Espírito, do recebermos da vida de Deus, do Seu poder para vivermos neste mundo como lhe agrada. Ele nos concede do Seu Espírito Santo, que faz em nós morada, e que nos conduz em toda a vontade do Pai. Ele nos faz lembrar de todas as palavras de Jesus, por isso, precisamos compreender a razão de conhecer o plano, a vontade e a Sua palavra. Quando lemos e conhecemos a bíblia, poderemos ser conduzidos pelo Espírito no lembrar das promessas, torná-las vivas, de maneira que em todas as situações nos lembremos de Suas promessas.
O segundo ponto que precisamos entender é que ao recebermos o novo coração e uma nova mente, agora segundo a natureza divina, o Deus todo poderoso, se torna o nosso Deus e somos o Seu povo, fazemos parte da Sua família, somos inserido no corpo de Cristo, como membros deste para que façamos parte do edifício que Deus esta construindo.
O terceiro ponto importante é que não mais precisaremos de sacerdotes, homens, que intercedam por nós, pois todos os que nasceram de novo, que foram feitos filhos de Deus, fazem parte da família de Deus, são sacerdotes do Deus altíssimo. E todos nós estamos ligados ao Sumo Sacerdote, estabelecido por Deus, que intercede por nós junto ao trono da graça, o Senhor Jesus. Quando nos submetemos a Ele como Senhor e Salvador, Ele se torna nosso advogado junto ao nosso Deus e Pai e é o Seu sangue que nos permite estar e permanecer na presença de Deus. Quando conhecemos a palavra, adquirimos o conhecimento desta promessa que Ele nos fez.
E o aspecto que é importante desta nova aliança é que, Deus, por meio da Sua graça, apaga todos os nossos pecados, deles jamais se lembrará, porque a obra de Cristo, na cruz, no derramar do Seu sangue em nosso favor, nos purifica e nos apresenta, diante de Deus e Pai, santos, inculpáveis e irrepreensíveis.
Tendo a consciência da salvação, da base da nova aliança, estabelecida por Deus e sabendo que vivemos neste mundo para proclamar as virtudes de Deus, não temos outra maneira de viver que não seja segundo os valores eternos, por isso, precisamos compreender o quão fundamental e importante é uma vida de santificação, andando na vontade de Deus, segundo o poder e habilitação que recebemos por meio do Espírito Santo, para que o reino de Deus se revele ao mundo através da Igreja, o corpo de Cristo.