Precisamos compreender que recebemos misericórdia e encontramos graça somente na presença de Deus, como afirmou o autor da carta aos hebreus: “Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda.” (Hebreus 4:16, NTLH)
Conscientes da obra de Deus em nós, precisamos permanecer na presença do Pai por meio do sangue de Cristo que nos purifica e nos apresenta diante de Sua face santos, inculpáveis e irrepreensíveis.
Estar e acessar o trono da graça não é algo que fazemos ou podemos fazer pelo nosso esforço e nem é o resultado de realizarmos boas obras para sermos recompensados por Deus. O acesso a esta graça maravilhosa não depende do que fazemos ou de nossa vontade, mas única e exclusivamente de Deus que nos concede este favor de maneira imerecida.
O que pode nos impedir de ter acesso a esta graça? Única e exclusivamente o nosso orgulho, acharmos que podemos e que somos merecedores dela. Quando agimos, pensando que Deus nos deve um favor, estamos, na realidade, rejeitando a graça. Mas quando reconhecemos que somos miseráveis, que não existe em nós nada de bom que podemos oferecer a Deus para sermos merecedores de Sua salvação, então, entendemos o que seja graça. Quando conscientes que dependemos completamente, podemos viver inteiramente debaixo desta graça maravilhosa que nos salva por meio da fé em Jesus Cristo, que se ofereceu e morreu em nosso lugar para nos libertar do poder e domínio do pecado.
Vivermos segundo esta verdade, andando debaixo da graça, cientes que dependemos Dele inteiramente para realizar todas as coisas é o fundamento, o princípio, para cumprirmos a nossa jornada de aperfeiçoamento, para suportarmos os dias maus, para vencermos as dificuldades, pois é no trono da graça que encontramos a misericórdia de Deus de maneira escancarada sem que tenhamos qualquer merecimento da mesma.
Precisamos desta consciência: não somos merecedores, não somos dignos, dependemos inteiramente de Deus, mas Ele no Seu amor, na expressão da Sua vontade, nos salva, nos reconcilia com Ele, nos concede o Espírito Santo, que em nós faz morada. O Espírito nos capacita e nos habilita para vivermos neste mundo segundo o querer Pai. Ele nos ajuda em nossas dificuldades e nos conduz na jornada de aperfeiçoamento e expressão da vontade de Deus entre homens, para que por meio da igreja, Jesus seja conhecido como o Senhor e Salvador.
Por isso, precisamos nos apegar com firmeza a estas promessas para vivermos neste mundo no descanso de Deus e confiantes do Seu realizar e cuidado por nós, mesmo nos momentos de dificuldade e lutas, pois Ele está em nós, e nós Nele.