Logo, após a morte e ressurreição de Jesus, no caminho de Emaús, Jesus, com dois discípulos, expõe sobre os acontecimentos dos últimos dias. Isto está no capítulo 24, do verso 13 ao 35. Precisamos compreender um pedaço importante desta conversa.
Depois de ouvir os discípulos, ele afirma: “Então Jesus lhes disse: — Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!” (Lucas 24:25, NTLH). Depois de expor as escrituras, o que o Cristo padeceria, então fica com eles. No partir do pão, é que eles reconhecem a Jesus: “Aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus. Mas ele desapareceu.” (Lucas 24:31, NTLH).
Na sequência Jesus aparece aos demais discípulos e também, podemos ver como ele abria o entendimento dos Seus discípulos: “Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas” (Lucas 24:45, NTLH).
Por que não entendemos as Escrituras? Por dois motivos: o primeiro está relacionado a como nos colocamos diante de Deus para fazer a leitura da Sua palavra, e o segundo por não conhecermos o que a mesma contém e do que fala.
No primeiro motivo está uma questão importante de posicionamento. Se acharmos que podemos ler e compreender as escrituras pelo nosso conhecimento e capacidade somente, estamos redondamente enganados. Não se trata de religiosidade, mas de posicionamento. Quando formos ler, devemos, antes, confessar e reconhecer a nossa dependência do Espírito. A nossa dependência, o reconhecimento que precisamos de Deus para compreender e ter a nossa mente aberta é fundamental na jornada de conhecer a vontade de Deus.
O segundo aspecto está relacionado a leitura, ao conhecimento, a conhecer o que diz as escrituras. Temos que ter em mente que toda ela é cristocêntrica, isto é, fala do Cristo, do Salvador, do Senhor Jesus. Mas também, expõe e fala da natureza humana, fala do homem e da salvação que os mesmos recebem pela graça de Deus por meio da fé em Cristo Jesus. A leitura é fundamental para que, tendo o conhecimento possamos ter a nossa mente aberta e assim, compreender a vontade de Deus. Não entender um determinado texto em um determinado momento não é problema. Por que não? Por um simples motivo. A bíblia se explica. Muitas vezes um texto é explicado e nos é permitido entender através de outro texto escrito por outra pessoa.
Quando mais lemos, quando mais dependemos de Deus, mais compreendemos a Sua vontade para a nossa vida. Precisamos compreender as Escrituras e para isto, precisamos conhece-la. Ao conhecermos e ao termos a nossa mente aberta para entender, então, teremos o entendimento da vontade de Deus. Conhecemos a Deus quando conhecemos as Escrituras e compreendemos do que ela fala. E para que isto se torne um processo de conhecimento da vontade de Deus, precisamos aprender a depender de Deus para que Ele nos conduza nesta jornada. Não se trata de educação formal, mas de dependência, perseverança e desejo ardente de conhecer o nosso Deus.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/por-que-demoramos-a-entender-e-a-crer-nas-escrituras