Fé para descansar!

No livro de salmos podemos ler: “Em paz me deito e logo pego no sono,  porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro.” (Salmos 4:8, RA). Quando observamos estas palavras de Davi, podemos ver claramente que esta atitude depende de fé, confiança, convicção de que Deus está no controle de todas as coisas.

No novo testamento, evangelho de Lucas, podemos ler as seguintes palavras de Jesus, que falou às pessoas que estavam à Sua volta, quando ele ia caminhando para a casa do centurião que tinha um servo doente, mas este mandou um recado por meio de seu servo, dizendo que não era digno de receber Jesus e que uma palavra Sua era suficiente: ” Ouvidas estas palavras, admirou-se Jesus dele e, voltando-se para o povo que o acompanhava, disse: Afirmo-vos que nem mesmo em Israel achei fé como esta.” (Lucas 7:9, RA).

O que podemos aprender? No Senhor podemos aprender a descansar, não precisamos viver ansiosos. Mas como podemos viver sem ansiedades? Quando temos a convicção que estamos em um porto seguro. Não importa o que esteja acontecendo à nossa volta, ou mesmo conosco, temos a certeza do amor e do cuidado de Deus por nós. Nele, independente das circunstâncias, podemos descansar.

Mas como chegamos a esta convicção? A uma fé que nos assegure esta condição de descanso? Quando temos a certeza do amor e do cuidado de Deus por nós. Chegamos a esta situação quando conhecemos Deus. E O conhecemos quando andamos juntos, aprendemos a Sua palavra e associamos as ocorrências, as situações que vivemos no nosso dia a dia a uma realidade superior, eterna.

Temos que entender que fé, convicção do amor de Deus por nós é resultante do ouvir a palavra de Cristo, andar junto e ver a mão de Deus operando em toda e qualquer situação, e esta confiança em Deus vem do nosso andar com Ele. É um processo de conhecimento e amadurecimento. Temos que ver como uma jornada. Não ficamos maduros na fé de um dia para outro, não conhecemos Deus da noite para o dia, mas unicamente, quando andamos juntos com Ele.

Um dia por vez, um passo atrás do outro é que conhecemos e aprendemos a confiar e a descansar Nele. Não tem outro jeito. Assim como conhecemos as pessoas quando andamos junto com elas, quando enfrentamos problemas juntos, assim é com o nosso Deus.

Temos que aprender a olhar as coisas à nossa volta na perspectiva eterna, pois a certeza do amor de Deus vem quando olhamos tudo que nos acontece na certeza que Ele tem o controle, que tudo que nos acontece tem o firme propósito de nos levar ao amadurecimento, a confiarmos Nele e a sermos vasos para a Sua honra e revelação da Sua glória.

Por isso, as lutas, os problemas, as doenças, o desemprego não são expressões de desgraça, nem de punição da parte do Criador, mas, acontecimentos permitidos pelo Pai que nos levam ao amadurecimento e em tudo a aprendermos a ver o Seu cuidado por nós.

Nestas situações, quando olhamos sob a perspectiva divina, eterna, aprendemos e somos conduzidos a confiar, porque recebemos do Espírito Santo, recebemos poder, autoridade, para viver conforme agrada ao Pai. O Espírito Santo nos ajuda, nos faz lembrar das palavras do Senhor e de Suas promessas, por isso, é muito importante conhecer a palavra e a vontade do Senhor expressa na bíblia.

Descansamos em Deus independente do que possamos estar passando, dormimos é porque Ele tem nos conduzido e temos aprendido a olhar tudo sob Sua perspectiva eterna, temos aprendido a sermos amigos de Deus e que Ele tem o firme propósito de nos conduzir à semelhança de Seu filho, de nos fazer vasos para a honra e glória do Seu nome, para revelarmos neste mundo as Suas virtudes entre os homens.