Paulo escrevendo aos Colossenses, afirma: “Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração. E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai.” (Cl 3:16-17).
Ele afirma que a mensagem de Cristo deve viver em nosso coração e devemos cantar, louvar ao Senhor com gratidão em nosso coração, e mais, tudo o que fizermos devemos fazer em nome do Senhor.
Por isso precisamos refletir sobre qual a mensagem de Cristo? Qual a essência do Seu ensinamento que dever nortear as nossas ações que nos levam a expressar nossa gratidão a Deus, seja louvando, orando ou confessando a nossa fé?
Precisamos entender que o fundamental não é o que sai da nossa boca, mas, se está alinhado com as nossas ações. As pessoas observam mais o que fazemos do que o que falamos. Nossas ações gritam alto e falam sobre nós e nossa origem, por isso Paulo fala de forma tão clara em sermos o bom perfume de Cristo, sermos cartas vivas. Temos que entender que as nossas ações revelam o nosso coração e estamos falando não de um ambiente controlado onde podemos medir nossas ações e reações, mas no dia a dia é que temos que estar atentos, pois refletem quem somos.
Por isso Paulo fala de algumas coisas simples, quando se tem o coração renovado no Senhor e entende a Sua natureza, pois ele dá dicas de como devemos proceder e agir: “Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros. E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas.” (Cl 3:12-14).
Estas coisas precisam estar na nossa vida. Temos que entender estes pequenos pontos, precisamos observar como reagimos, não podemos nos deixar ser dominados pela carne, como somos muitas vezes. Devemos rejeitar. Por isso e em especial as nossas reações não podem ser realizadas no ímpeto, devemos antes, parar e repensar. Devemos refletir como responder, como reagir e escolher a reação de acordo com o conhecimento e convicção da obra de Deus realizada em nós e derramou bençãos em nossas vidas, pelo Espírito Santo, a abundância da Sua vida.
Reações que manifestam misericórdia, graça, perdão, amor, bondade, longanimidade, humildade, delicadeza devem ser manifestas. Não podemos nos deixar ser dominados pelas reações humanas e contrárias à natureza do criador como a ira, a falta de perdão, a amargura. Devemos sempre estar cheios do amor de Deus (derramado em nós pelo Espírito Santo), devemos perdoar aos homens por Sua ações e reações. Que o Senhor nos ensine e nos conduza em toda sabedoria, que nos conceda discernimento e entendimento sobre a Sua vontade e sobre como devemos viver neste mundo para a glória do Seu nome. Por isso o perdão e o amor de Deus devem ser uma marca importante e manifesta em nossas reações.