Pedro falando da volta do Senhor, da destruição prevista, do novo céus e nova terra, afirma: “Meus queridos amigos, esta é a segunda carta que estou escrevendo a vocês. Nessas duas cartas, procuro despertar pensamentos puros na mente de vocês, fazendo com que lembrem dessas coisas. Quero que lembrem das palavras ditas há muito tempo pelos santos profetas e do mandamento do nosso Senhor e Salvador que foi dado a vocês por meio dos apóstolos que anunciaram o evangelho a vocês.” (2 Pedro 3:1-2, NTLH).
“O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados. …” (2 Pedro 3:9-10, NTLH). “Sabendo que tudo isso vai ser destruído assim, então que tipo de gente vocês precisam ser? A vida de vocês deve ser agradável a Deus e dedicada a ele.” (2 Pedro 3:11, NTLH).
Não podemos olhar as coisas e nem as promessas de Deus sob a perspectiva do egoísmo, mas, devemos nos revestir da vida de Deus, dos Seus valores e do Seu caráter. Temos que viver neste mundo fazendo a vontade de Deus e manifestando as Suas virtudes. Nosso objetivo não é termos hoje e agora o novo céu e a nova terra, mas, agindo com compaixão, nos empenharmos na santificação de nossos atos para que a vida de Deus se revele por meio de nossos membros quem é o nosso Deus.
Temos que encher a nossa mente com os verdadeiros pensamentos pertinentes a Deus. Devemos encher o nosso coração com a misericórdia, a compaixão, a bondade, o amor para com as pessoas, devemos agir para que não impondo uma religião, mas, testemunhando de uma vida com Deus, levemos os homens a conhecê-Lo.
O propósito não é dizermos às pessoas como viver, mas vivendo o reino de Deus, revelando quem Ele é, manifestando-O por meio de nossas obras que as conduziremos ao conhecimento da verdade, proclamando que as palavras sejam confirmadas por nossas ações.
Não devemos e nem podemos pensar na nossa salvação, no sair deste mundo, nem nos separar deste mundo, mas estando aqui devemos nos empenhar ao máximo para que o maior número de pessoas cheguem ao conhecimento de Deus e alcancem a salvação.
Precisamos aprender a rever o nosso pensamento, a transformar a forma de pensar, renovando a nossa mente com os valores eternos de Deus. Temos que entender que o nosso propósito é sermos semelhantes a Jesus, estarmos cheios da plenitude de Cristo, para que em tudo, sendo Seus imitadores, revelemos Suas obras e palavras a todos os homens. As pessoas precisam ver o Senhor em nossa vida e assim se aproximarem Dele. Tendo este entendimento, devemos correr a carreira proposta, santificar o nosso procedimento, e fazemos isto, na dependência do Espírito, revestidos do Poder de Deus que nos capacita e nos habilita para toda a boa obra.