Paulo escrevendo aos irmão de Efésos, afirma”: Vocês são como um edifício e estão construídos sobre o alicerce que os apóstolos e os profetas colocaram. E a pedra fundamental desse edifício é o próprio Cristo Jesus. Ele mantém o edifício todo bem firme e faz com que cresça como um templo dedicado ao Senhor. Assim vocês também, unidos com Cristo, estão sendo construídos, junto com os outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito.” (Efésios 2:20-22, NTLH).
Como se dá este processo de construção? O que é estar sendo construido? Temos o entendimento que somos, como corpo, a habitação de Deus? O Seu templo? Lugar onde Ele habita?
Precisamos ter entendimento sobre isto e como usar o nosso corpo, alma e mente? Tendo entendimento que somos parte de um corpo, que somos membros do corpo de Cristo, e que Deus por meio de Sua palavra, usando os Seus instrumentos (que somos nós), prepara e edifica um templo. E este processo de construção, não termina até a vinda de nosso Senhor, não está restrito a nós, como não esteve restrito no passado. É um processo de geração em geração, onde Ele prepara homens e mulheres para serem expressão, carta viva, o bom perfume de Cristo neste mundo.
Através da igreja a multiforme sabedoria de Deus é revelada. Por meio do corpo de Cristo as virtudes de Deus são manifestas aos homens. Temos que ter este entendimento, caso contrário ficaremos a vagar de um lado para outro cheios de doutrinas e pensamentos de homens que nos conduz a uma religiosidade sem fim, a busca incessante de benefício, de bênçãos, de alcançar os nossos sonhos e não de cumprir, como membros do corpo, onde cada um tem uma função que deve ser exercida para a edificação e crescimento.
Precisamos ter este entendimento. Se vive o reino de Deus através de um compromisso pessoal, onde cada um de nós, assume perante Ele, para que a expressão deste compromisso se expresse através do corpo, da igreja. Não revelamos Deus individualmente, mas é por meio da comunhão, do relacionamento de uns para com os outros que manifestamos as virtudes do Criador.
Temos que compreender que o processo de edificação retrata a nossa jornada, a nossa carreira proposta, sermos semelhantes ao Senhor. Precisamos entender que a carreira que temos, a nossa jornada se dá no processo de crescimento e amadurecimento que Deus nos conduz, onde temos que negar a nós mesmos, a nossa vontade, o nosso egoísmo, os nossos interesses em favor do crescimento e amadurecimento dos membros do corpo. Precisamos entender que o amadurecimento é o resultado de não sermos egoístas, individualistas, avarentos, orgulhosos. Quando rejeitamos o pensamento do mundo, as atitudes dos homens que negam a natureza do Criador, e adotamos em nossa vida os valores eternos de Deus, então estamos crescendo e caminhando para sermos expressão de nosso Senhor Jesus. Precisamos olhar e analisar as nossas motivações, nossos sonhos, do que estamos correndo atrás, e julgá-los à luz do evangelho de nosso Senhor. Se estiverem alinhados com a natureza de Deus, com a manifestação do fruto do Espirito, estamos fazendo parte deste processo de ser casa onde Deus habita e a Sua vontade se cumpre.