Servir a Deus

Na carta aos romanos, Paulo escreve o seguinte: ” Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;” (Romanos 6:22, BEARA).

Ser transformado em servo de Deus, implica em servir a Deus. Servir a Deus implica em viver integralmente para o reino Dele, no cumprir e realizar da Sua vontade.

O entendimento equivocado quanto a servir a Deus cujo objetivo é viver da chamada “obra de Deus”, leva a maioria das pessoas a se frustarem e a acharem que não são agradáveis a Ele.

Temos que entender que servir a Deus é servir as pessoas. Sermos servos de Deus é sermos servos uns dos outros, é vivermos cem por cento do tempo em favor do Reino, de revelar o Reino, de manifestar as virtudes de Deus, manifestar as Suas obras, andar conforme Ele é, revelando a Sua natureza, é sermos semelhantes a Jesus, é sermos imitadores de Deus como filhos amados.

Viver o que compreendemos “da obra” é papel para alguns que tem uma função específica e um propósito específico no corpo. Mas precisamos entender que todos, todos os cristão, todos os que seguem a Jesus, que submetem as suas vidas a Ele, tem que servir a Deus, servindo as pessoas. Temos que compreender que o servir a Deus está na nossa responsabilidade revelar através do que fazemos o Deus que afirmamos conhecer. É desempenharmos no corpo o nosso papel para a edificação da igreja, para o amadurecimento e temos que caminhar rumo a nossa carreira, devemos em tudo tornar santo o nosso procedimento.

Como servirmos as pessoas? Servimos a Deus, somente servindo os filhos de Deus? Não, servimos a Deus quando vivemos em função de atender a todos os homens, revelando a todos os homens, a justiça, a graça e o amor de Deus. Como fazemos isso? Repartindo, ajudando, consolando, fortalecendo, curando, trazendo boas novas a todos os homens, em todos os lugares, independente de quem são. Não importa o sexo, cor de pele, situação social, grau de estudo, religião, opinião pessoal, posicionamento político, ideias que defenda. Não importa. Servimos a Deus quando servimos estas pessoas, quem Ele coloca junto a nós, para manifestarmos e revelarmos quem Ele é. Não importa o quanto tenha nos ofendido, agredido, ou mesmos magoado.

Precisamos rever o nosso conceito de servir a Deus. Temos, em todo o tempo e em todo lugar que revelar as virtudes de Deus, temos que revelar quem é o nosso Deus, e fazemos isso, fazemos as mesmas obras que Ele em favor de todos os homens e não alguns.

O amor de Deus aos homens é manifestado pelo fato de ter enviado o Seu filho para salvar o pecador, como está escrito: ” Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê  não pereça,  mas tenha a vida eterna.  Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.  Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.  O julgamento é este: que a luz veio ao mundo,  e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.  Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras.  Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus. ” (João 3:16-21, BEARA).

Compreendemos o que significa servir a Deus?