Prosperar no que fizer

Na aliança estabelecida com Israel esta era a promessa: ” Guardai, pois, as palavras desta aliança e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes. ” (Deuteronômio 29:9, BEARA)

Agora, quando falamos da nova aliança estávamos reforçando o mesmo tipo de prosperidade? Benefícios financeiros?

Como podemos nos preocupar com os valores transitórios  do mundo frente a perspectiva e promessas eternas?

Jesus afirmou que era para termos bom ânimo, pois no mundo passaríamos por aflições? Quando olhamos a vida de Paulo, as escolhas dos demais apóstolos o que podemos observar? Prosperidade financeira neste mundo? Não, muito pelo contrário, mas perseguição, fome, nudez, surra, e tantas outras coisas nada agradáveis aos olhos, mas eram prósperos quanto a perspectiva eterna? Sim, toda obra que realizaram, todo o fruto que geraram estão em nosso meio até hoje, independente do que passaram.

Isto quer dizer que Deus condena a riqueza? Não. Deus não condena a riqueza, condena se nós fizermos dela o nosso Deus, nosso objetivo de vida, nosso propósito, pois a tornamos o nosso Deus. Qual o nosso papel neste mundo como cidadãos do reino? O que Ele coloca e permite em nossa vida, não é para agirmos e pensarmos de forma egoísta.

Se temos sido abençoados financeiramente, se temos prosperado neste mundo, o que precisamos fazer é usar isto para o benefício e glória do Pai e para o Seu reino. Como? Fazendo o que os irmãos que eram prósperos na igreja primitiva. Não deixar que outros passem necessidade, mas repartir, ajudar.

Como fazer? Tendo um coração puro e sincero diante do Pai, sabendo que o que temos, não é para nós e nem para o nosso gozo, mas única e exclusivamente para administrarmos com sabedoria, com discernimento e entendimento.

Deus nos concede as coisas, sejam: recursos financeiros, competências, dons, ministérios para usarmos não em benefício próprio e nem para o nossa auto promoção, para atendimento de nossa necessidade, para o nosso próprio benefício somente, mas para usarmos para edificação, crescimento do corpo, crescimento do reino neste mundo. Se assim não usarmos o que Ele tem concedido, temos sido administradores infiéis e seremos cobrados por isso.

Compreender o nosso papel, compreender o que significa prosperidade na perspectiva da nova aliança é fundamental para honrarmos e glorificarmos o Senhor. E seremos prósperos se estivermos vivendo segundo os preceitos e ensinamentos do Senhor Jesus.