O cuidado e a providência divina

Não podemos entender uma mãe que faz o que a mãe de Moisés, fez exceto se não olharmos com os olhos da fé, como alguém que vê o invisível, que compreende e faz o que Deus determina: ” E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que era formoso, escondeu-o por três meses.  Não podendo, porém, escondê-lo por mais tempo, tomou um cesto de junco, calafetou-o com betume e piche e, pondo nele o menino, largou-o no carriçal à beira do rio.” (Êxodo 2:2-3).

Moises ter sido adotado pela filha do faraó foi fundamental na sua formação de liderança. Quando achou que estava pronto, Deus mostrou-lhe que não. Teve que fugir para o deserto. No deserto aprendeu outras coisas que foi fundamental na caminhada de libertação do povo hebreu do Egito. Ele conduziu o povo por quarenta anos.

Quando olhamos a vida de Moisés vemos uma jornada de amadurecimento e conhecimento de Deus ao longo dos seus anos de vida. Podemos observar, que embora não entendamos os motivos, não tenhamos razões para explicar os fatos, mas em tudo, podemos ver que foi a mão do Criador conduzindo segundo a Sua vontade.

Precisamos compreender e aprender a descansar em Deus. Precisamos ter o entendimento claro de Sua soberania, da Sua forma de agir. Podemos não entender, muitas vezes acharmos que estamos prontos, mas chegarmos à conclusão que ainda é cedo (mas só compreenderemos depois). Moisés ficou pronto para liderar o povo com oitenta anos e não quarenta como ele achava.

Assim devemos olhar a nossa vida, o que passamos, as nossas lutas. Tudo tem um propósito determinado por Deus. Nada do que nos acontece é por acaso. Tudo tem a mão do Criador que deseja nos preparar para realizarmos e cumprirmos a Sua vontade. Ele nos conduz por caminhos, ou como diz Davi, pelo vale da sombra e da morte, muitas vezes, mas o Seu cajado nos conduz. Sua presença é sempre constante, e precisamos aprender a olhar com olhos espirituais, com os olhos da fé, como alguém que está vendo o invisível.

A soberania, o cuidado de Deus é permanente, quando perserveramos e insistimos em fazer e conhecer a Sua vontade. Mesmo que pareça impossível, mesmo que os caminhos não sejam tão claros, se estamos debaixo do governo de Deus, Ele nos levará para onde é melhor para o Seu reino e para a vida daqueles que estão conosco nesta jornada de crescimento, amadurecimento e revelação do reino de Deus.

Temos que aprender a confiar e a ter a convicção de fazermos aquilo que Deus determina para executarmos, como Ele quer. E mesmo que não compreendamos as provações, dificuldades que passamos, precisamos aprender a descansar Nele, pois Ele está no governo, e Ele nos conduz para onde é o melhor para o Seu reino. Ele nos prepara a cada instante para realizarmos a Sua obra, para sermos instrumentos úteis ao Seu reino e Sua glória.

Por isso, pode parecer estranho, pode parecer impossível, pode parecer loucura, mas se Deus está no comando de nossa vida, podemos ter certeza que nos levará para o que há de melhor para nós e para o Seu reino, não importa o quê e como venhamos a andar neste mundo.