Um bom samaritano

Um bom samaritano

foto por: Diogo Fagundes em Unsplash

Jesus ensinando sobre sermos o próximo do outro, contou a estória do bom samaritano para ensinar ao religioso que lhe perguntou quem era o seu próximo, como podemos ler a resposta de Jesus em Lucas, no capítulo dez, versículos trinta e seis e trinta e sete:

Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.” (Lucas 10.36–37, RAStr).

Estamos equivocados em querer saber quem é o nosso próximo, mas o nosso questionamento deve ser sobre: de quem temos sido o próximo? Não se trata do outro, nem de merecimento dele, ou ter sido bom ou não. Compete a nós compreendermos quem somos, o que recebemos de Deus e como devemos nos relacionar com as pessoas, independente do merecimento delas. Assim como Deus nos olhou com olhos de misericórdia e veio ao nosso socorro, devemos agir como Seus imitadores e irmos ao encontro delas, sendo o seu próximo. É assim que irão conhecer a Deus.

Quando entendemos quem somos e como devemos andar neste mundo, alinhados com a verdade que aprendemos, compreendemos que precisamos ser o próximo do outro, independente dele merecer, sendo um bom samaritano.

Ouça a mensagem completa no agregador de PODCAST de tua preferência:

CASTBOX, SPOTFY, DEEZER ou GOOGLEPODCAT

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s