O exemplo sempre é importante!

O exemplo sempre é importante

foto por: Tim Mossholder em Unsplash

Não importa qual o papel que exerça no Corpo, compreendemos que todos devem amadurecer, entender quem somos, para que à medida que cresçamos em Cristo, possamos, sendo modelos conduzir cada um à maturidade e a expressão de Cristo.

Para o serviço de ensino, o realizar de obras, não importam todos que aspiram alguma função de liderança: devem ser exemplos para aqueles que estiverem aprendendo.

Paulo escrevendo a Timóteo, instruindo-o como proceder para escolher os que irão exercer o papel de liderança, fala sobre algumas coisas, como está na primeira carta, capítulo três, do versículo dois ao treze:

Precisa ser irrepreensível, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar, não dado ao vinho, não violento, cordato, inimigo de contendas, não avarento, deve governar bem a própria casa, não pode ser uma pessoa nova na fé, precisa ser respeitável, pessoa de uma só palavra, não ser ganancioso, ter uma consciência limpa, tem que ser experimentado, irrepreensível, tem que ter um bom testemunho dos de fora, etc.

Coisas simples, normais, inerentes para aqueles que já alcançaram uma certa maturidade, que entendem quem são, o que receberam de Deus e qual o papel que precisam desempenhar no mundo como filhos. Somos chamados para revelarmos o reino e manifestarmos a vida de Deus a todos, levando-os ao conhecimento do Pai.

A liderança não se trata de um cargo, mas uma função, cujo propósito não é dar destaque a pessoa e nem para que ela seja servida, mas para que possa ser exemplo, fazer de sua vida oferta para que o conhecimento da glória de Deus encha toda a terra, através da Sua família.