Muitas vezes não compreendemos a nossa dependência, a nossa falta de conhecimento e agimos como sendo senhores de nós mesmos, donos de nosso nariz e não pedimos a orientação e nem o conselho de Deus, de Quem dependemos e quem conhece todas as coisas. Agimos como Josué e os líderes de Israel.
Deus tinha determinado que todos os povos, de todas as nações que estavam na terra prometida deveriam ser eliminados, mas os habitantes de Gibeon, foram ardilosos e simularam que eram um povo de uma terra distante e que queriam paz com Israel. Josué somente analisou a aparência e não consultou ao Senhor, como podemos ler no livro de Josué no capítulo 9, nos versos 14 e 15: “Então, os israelitas tomaram da provisão e não pediram conselho ao Senhor. Josué concedeu-lhes paz e fez com eles a aliança de lhes conservar a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento.” (Josué 9:14-15, RA).
Precisamos entender que, embora possamos conhecer as escrituras, possamos ter domínio da mesma, não necessariamente sabemos ou podemos distinguir as situações que estamos ou somos envolvidos.
Frente a novos eventos, novas situações, devemos sempre, agir como Davi. Ele era um guerreiro, tinha experiência, mas nunca deixava de consultar o Senhor sobre o que deveria fazer e como. E diante de várias situações, podendo enfrentar usando de táticas anteriores, nunca fez isso, ele sempre esperava pela orientação do Senhor.
Na nossa vida, não podemos ser e nem agir diferentes, precisamos sempre, quando formos fazer algo, consultar o Senhor e esperar pela Sua confirmação. Ele nos fala por meio da Sua palavra, do Seu Espírito e usa, também, os Seus filhos para confirmar o que já havia falado.
Que possamos aprender a ter um coração dependente, que reconheçamos que precisamos e dependemos de Deus e Sua graça para vivermos neste mundo e fazermos a Sua vontade. Recebemos o Espírito Santo que nos conduz em toda a vontade de Deus. Ele nos habilita, nos capacita para vivermos neste mundo como filhos de Deus, revelando e manifestando as virtudes do Pai. Somos capacitados para sermos como Deus perante os homens e nos faz lembrar de todas as palavras de Jesus, por isso, precisamos aprender a depender Dele no realizar das tarefas que temos que fazer.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/nao-tomar-conselho-com-o-senhor