Temos resistido ao Espírito Santo

Será que compreendemos o que significa resistir ao Espírito? Sermos obstinados de coração como eram os religiosos, os mestres da lei na época de Jesus? Será que não temos sido os religiosos em nossos dias e temos rejeitado o que o Espírito quer nos ensinar e no que deseja nos conduzir?

Em atos, no capítulo 7 verso 51, podemos ler as palavras proferidas por Estevão, antes de seu apedrejamento, perante o Sinédrio: “E Estêvão terminou, dizendo: — Como vocês são teimosos! Como são duros de coração e surdos para ouvir a mensagem de Deus! Vocês sempre têm rejeitado o Espírito Santo, como os seus antepassados rejeitaram.” (Atos 7:51, NTLH)

Como podemos nos julgar quando a rebeldia, obstinação, e o quanto temos resistido ao que o Espírito tem nos falado? Somente podemos perceber pela motivação que nos move a fazer as coisas.

Resumimos a nossa vida espiritual aos momentos de culto e reuniões em casa? Separamos a nossa vida espiritual da vida material das coisas que fazemos no nosso dia a dia? Buscamos a Deus para ter as nossas necessidades atendidas? Pensamos no conceito de sermos abençoados por Ele com coisas deste mundo? Pensamos no conceito de fazer as coisas certas, de obedecer o que fala a palavra para recebermos as promessas? Damos dízimos e ofertas pensando em recebermos em dobro? Construímos um conjunto de regras, do que pode ou não ser feito e achamos que vivendo assim estamos agradando a Deus e tiramos estas regras da bíblia para justificar o nosso ponto de vista?

Tudo isso não tem nada a ver com o reino de Deus, com a vontade Dele e nem onde Ele deseja que estejamos. Temos que entender que não se tratada do que fazemos, mas sim, a compreensão de quem somos e como devemos viver neste mundo e qual o propósito de nosso viver. Não vivemos para agradar a nós mesmos, nem para receber de Deus o que achamos que precisamos. Estamos e vivemos aqui para revelar o reino, para manifestar a vontade de Deus neste mundo, para nos oferecer a Ele para que por meio de nossa vida, possamos, com base no poder e autoridade que nos é concedidos pelo Espírito Santo, vivermos da maneira que agrada a Deus. Não se trata de fazer para receber ou para ser, mas compreendendo quem somos e o que recebemos de Deus, fazemos as obras Dele para que, ao verem estas obras, glorifiquem o Pai, pois elas O revelam e ao Seu reino.

Que possamos ter o discernimento, o entendimento, a compreensão do quanto temos resistido ao que o Espírito tem nos falado e nos conduzido, que possamos nos arrepender de nossa religiosidade e nos voltarmos para Deus, para sermos vasos para a honra, o instrumento para a manifestação da Sua glória por meio dos relacionamentos que desenvolvemos com os membros do corpo e de uns com os outros.

Não estamos aqui para ter as nossas vontades atendidas, mas compreendendo que morremos na cruz, vivamos neste mundo para revelar e manifestar Cristo por meio de nossas vidas, para que outros vendo quem somos, venham para a luz e vivam a vontade de Deus, o Seu reino neste mundo.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/temos-resistido-ao-espirito-santo