Sacrifício e oferta sem defeito

Quando lemos na antiga aliança, como as palavras proferidas por Moisés, em Deuteronômios 17, no verso 1: “Não sacrificarás ao Senhor, teu Deus, novilho ou ovelha em que haja imperfeição ou algum defeito grave; pois é abominação ao Senhor, teu Deus.” (Deuteronômio 17:1, RA). O que isto significa para nós em nossos dias, já que não oferecemos sacrifícios de animais? Podemos oferecer uma oferta a Deus que não lhe seja agradável?

Paulo escrevendo aos romanos, no capítulo 12, fala sobre o tipo de oferta, de sacrifício que é agradável a Deus. Ele fala de oferecermos a nós mesmos, os nossos membros. Ele fala que deveríamos oferecer o nosso corpo como uma oferta, como um sacrifício vivo.

Precisamos entender que não existe outro sacrifício que possamos ofertar que não seja a nossa própria vida, os nossos membros a Deus. Precisamos compreender que não se trata de uma oferta para receber algo, não é para termos algo em troca. Oferecermos a nós mesmos trata de uma expressão de gratidão, de nos colocarmos em favor do reino, de nos oferecermos a Deus como expressão de gratidão pelo que Ele fez por nós, para que a nossa vida possa ser útil ao reino. Não oferecemos para receber, mas, porque recebemos, porque fomos abençoados, porque recebemos o que não merecíamos.

Tendo recebido, tendo sido agraciados com tão maravilhosa dádiva, não temos outra atitude e nem outra ação que nos colocar a disposição de Deus, colocar o nosso coração, o nosso ser, o que somos, à disposição do Seu reino, no empenho e no zelo de querermos conhecê-Lo para que a Sua vontade e o Seu querer se realizem e se concretizem por meio de nossa vida, para que a Sua vida alcancem outras pessoas.

A oferta e sacrifício que agrada a Deus, que é sem defeito, não traz qualquer negociação embutida, qualquer desejo de receber algo em troca pelo que estamos fazendo. Simplesmente é uma oferta de gratidão por termos recebido o que não era merecido. Neste tipo de oferta não existe condição, regra, não existe barganha, simplesmente um presente, uma expressão de gratidão para sermos instrumentos úteis, vasos para honra e louvor do nome do Senhor.

Quando nos oferecemos com um coração sincero e singelo diante de Deus é porque queremos que o Seu poder, Sua vontade, Seu querer se realizem em nós e através de nós, para que sendo transformados pela Sua vida, possamos, manifestar neste mundo a verdadeira natureza de Deus aos homens, e assim, com base no poder e autoridade recebidos do Espírito Santo, vivamos, neste mundo, como Deus perante os homens, revelando e manifestando as Suas virtudes, para que todos cheguem a conhecê-Lo. Esta atitude é a verdadeira oferta e sacrifício sem defeito que agrada ao Pai.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/sacrificio-e-oferta-sem-defeito