Nosso papel no reino

Qual a relação que existe entre Israel e a igreja quanto ao que fazer? Como devemos nos ver? Isto que precisamos entender a relação entre Israel e nós que somos filhos de Deus, que fazemos parte do Seu reino, que fomos chamados para a Sua glória e como devemos nos ver em relação ao mundo.

Deus, instruindo por meio de Moisés, afirma o seguinte para os sacerdotes quanto ao seu papel: “Pelo que guardareis os meus mandamentos e os cumprireis. Eu sou o Senhor.  Não profanareis o meu santo nome, mas serei santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o Senhor, que vos santifico,  que vos tirei da terra do Egito, para ser o vosso Deus. Eu sou o Senhor.” (Levítico 22:31-33, RA).

Deus está falando aos sacerdotes quanto ao que deviam fazer e qual seria o seu papel com relação aos filhos de Israel. Fica claro, pelo texto acima, que deveriam guardar e cumprir os mandamentos. Ou seja, deveriam viver segundo os mandamentos que tinham recebido. Depois, não deveriam profanar o nome do Senhor, mas, santificá-Lo no meio de Israel.

Agora vamos entender a nossa relação com os sacerdotes e o povo de Israel. Fomos chamados das trevas para a luz, feitos filhos de Deus, somos sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus e fomos chamados para proclamar as Suas virtudes, isto é, revelar quem Ele é aos homens. Que homens? Ao mundo. Isto, manifestar ao mundo as virtudes de Deus.

Se somos sacerdotes, temos a responsabilidade natural pelo filhos que somos, pela habilitação que temos, pelo poder e autoridade recebida, a obrigação natural de santificar o nome do Senhor e revelá-Lo ao mundo. Assim como os sacerdotes tinha que santificar o nome de Deus entre os israelitas, temos a obrigação natural de santificar o nome de Deus entre os homens através das obras que realizamos no nosso dia a dia.

Santificamos o nome de Deus, nós não o profanamos, quando, como filhos que somos, vivemos neste mundo segundo valores eternos do Criador, por isso, é importante compreendermos que recebemos a autoridade, a capacitação para manifestar aos homens quem é o nosso Deus e fazemos isso, quando praticamos as suas obras entre os homens, quando nossas ações e palavras revelam o Deus que conhecemos.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/nosso-papel-no-reino