Jesus, no evangelho de Mateus, no capítulo 8, do verso 5 ao 13, respondendo ao pedido de um centurião, que o tinha solicitado curar o seu servo:
“Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado. ” (Mateus 8:13, RA)
Este, tinha pedido a cura, mas afirmou a Jesus que Ele não precisaria ir até o seu servo, bastava que o enviasse com uma palavra, assim Jesus fez, assim o servo foi curado.
Sabemos e já lemos que a fé é a certeza de coisas que esperamos, a convicção de fatos que não vemos. A fé se expressa pela obediência, pois entendendo o poder de Deus, compreendendo quem Ele é, nos submetemos e fazemos conforme a Sua palavra e a Sua vontade. A fé se expressa por meio de obras, ou seja, ação que confirma a palavra. Também sabemos que na fé não existe espaço para a dúvida e incertezas.
Por que podemos ter fé? Por que amadurecemos na fé? A nossa fé não tem origem em nós, no que fazemos, e nem nas convicções de um pensamento positivo, e ela também, não existe para atender e responder aos nossos desejos e vontades.
A fé é expressão do conhecimento de Deus, do andar junto com Ele, do ser conduzido no processo de aprender a confiar e a descansar Nele. Aprendemos e crescemos na fé à medida que andamos conforme a vontade de Deus, fazendo o Seu querer e sujeitando à Sua vontade. Passamos por lutas, tribulações somente para aprendermos a confiar em Deus (é o Seu processo para nos educar e nos conduzir na Sua vontade e no Seu plano para a nossa vida). Ela vem de Deus e volta para Ele como consequência do processo que opera em nós, nos levando a confiar a descansar Nele, como nos conduz na convicção que estamos seguros e que Ele pode fazer e cumprir tudo o que prometeu.
Não existe fé baseada em motivação egoísta e atendimento de nossa vontade. Não existe fé quando há um operar de convicção voltada para a busca de interesses próprios e vontade de nosso coração de alcançar coisas para nós.
Somente expressamos a verdadeira fé, como o centurião fez, quando agimos em favor de outras vidas, quando os nossos interesses estão voltados para a glória de Deus, para o louvor do Seu nome e para a expansão do Seu reino neste mundo. A fé não é para atender nossos desejos, mas para ser usada em favor do reino, por isso, ela tem origem em Deus que nos conduz no processo de amadurecimento e a voltarmos as nossas ações em obediência à Sua vontade e ao Seu querer e ao expressar obras que O glorificam neste mundo.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/a-expressao-da-verdadeira-fe