Participamos da santidade de Deus

Na carta aos hebreus, no capítulo 12, verso 10, podemos ler: “… Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.” (Hebreus 12:10, RAStr).

O autor, depois de falar do processo de salvação, reconciliação com Deus, explicar que não depende de nós, do nosso esforço, mas unicamente da graça de Deus por meio da fé em Cristo Jesus, e que o sangue vertido por Cristo é o sacrifício único e suficiente para perdoar nossos pecados e nos apresentar diante de Deus, sendo Ele o sumo sacerdote que intercede por nós, e que devemos mirar o exemplo das pessoas que tiveram fé, que andaram como peregrinos e estrangeiros neste mundo, nós também, tendo tamanha nuvem de testemunhas, não podemos, portanto esmorecer, mas, correr a carreira proposta.

Do verso 1 ao 4, ele fala de não cansar, lembrando do que o Senhor suportou em nosso favor, por isso precisamos manter os nossos olhos fitos em Jesus que é o autor e consumador da nossa fé, e que precisamos lutar contra o pecado, pois ainda não resistimos ao ponto de derramar o próprio sangue. E no verso 7, ele fala que devemos suportar as dificuldades como disciplina do Senhor para sermos participantes da Sua santidade. E no verso 14, ele afirma que sem santidade ninguém verá o Senhor.

Tudo que passamos, todas as nossas lutas, desafios, dificuldades tem um só propósito na nossa vida que é sermos participantes da santidade do Senhor, sermos expressão do Deus vivo neste mundo. Precisamos nos lembrar que a santidade que devemos apresentar, as nossas obras, devem revelar Deus. Temos que entender que santificamos não é para sermos aceitos por Deus, mas tendo sido aceitos na Sua presença por meio do sangue de Cristo Jesus, não temos outra maneira de vivermos neste mundo que não seja revelando a Sua natureza e o caráter aos homens, devemos nos portar como Deus perante eles, desempenhando o nosso papel de embaixadores, de sacerdotes para que os homens possam conhecer o Deus que afirmamos ter intimidade.

Precisamos resistir, rejeitar, nos empenhar para que o pecado não faça parte de nossa vida, santificando o nosso procedimento, porque somos representantes de Deus neste mundo, somos o sal desta terra, a luz deste mundo e temos a função de manifestar a todos os homens as Suas virtudes. Para que isto seja viável (melhor, possível) Deus nos habilitou, concedeu-nos o Espírito Santo que derramou em nós do poder e autoridade de Deus para vivermos neste mundo da maneira que Lhe agrada, como cidadãos do Seu reino. Não se trata de opção, mas de condição natural para os que foram feitos filhos de Deus.

Ser participantes da santidade de Deus é revelarmos as Suas virtudes aos homens, como Seus filhos, como representantes do Seu reino neste mundo.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/participarmos-da-santidade-de-deus