Descanso é encontrado na obediência

Nos capítulos 3 e 4 de Hebreus, o autor fala de entrar no descanso de Deus e afirma que na desobediência não existe a possibilidade de entrar neste descanso, e que precisamos crer. O crer se revela pela obediência que nos permite entrar no descanso de Deus, e conclui afirmando, do verso 11 ao verso 13 o seguinte: “Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.  Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.  E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas. ” (Hebreus 4:11-13, RA).

O que podemos compreender destas palavras? Qual deve ser a nossa atitude com relação a usufruirmos do descanso oferecido por Deus aos seus filhos, a nós que somos a Sua casa Espiritual?

Precisamos compreender que na obediência é que está a expressão do ato de crermos nas promessas de Deus. Se afirmarmos que cremos, mas não expressamos nas nossas obras esta obediência, o que temos é somente uma crença, uma religião que não expressa o reino de Deus e que revela que não O conhecemos. Quando cremos, obedecemos, e na obediência a vontade de Deus, fazendo o Seu querer é que encontramos o descanso e a paz para a nossa alma e usufruímos das promessas do Senhor Jesus quanto a encontrar paz Nele.

Mas, como julgamos a nossa obediência? Pois não se trata somente do que cremos (ou pensamos ou interpretação de texto), mas da obediência, mas tem mais, temos que analisar e entender as motivações que nos movem a fazer as obras que praticamos. Por isso, usamos com base no poder recebido do alto, na capacitação, habilitação dada pelo Espírito, e por termos a mente de Cristo, a condição de julgar segundo o que fala a Palavra de Deus (as Escrituras). É por meio dela que conhecemos a vontade de Deus, pois o Espírito Santo, nos conduz no entender de toda a vontade do Pai. A palavra direcionada pelo Espírito Santo nos ensina a julgar todas as coisas e a separar tudo conforme Seu querer, para entendermos todas as motivações que nos movem.