O reino de Deus está no meio de nós

Jesus, após ser interrogado sobre o reino de Deus, responde aos fariseus (religiosos extremistas de sua época) de quando viria: “… Não vem o reino de Deus com visível aparência.  Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós. ” (Lucas 17:20-21, RA)

Por que é importante compreendermos esta afirmação de Jesus? É fundamental entendermos esta afirmação no contexto de nossa vida. Normalmente, vivemos pelo que vemos, pela expressão material de algo que podemos tocar e sentir. Como os fariseus na época de Jesus, ainda queremos ver a glória de Deus enchendo a terra, queremos ver o Seu reino sendo manifesto de forma visível e não compreendemos como este reino se revela no meio de nós e através de nós. Temos que entender que como pessoas e como membros do corpo somos responsáveis por revelar o Seu reino.

Deus nos chama para o Seu reino e para a Sua glória, mas é fundamental compreendermos o nosso papel nos Seus planos, caso contrário, nos perderemos em nossas divagações e não teremos uma atitude e nem um questionamento diferente dos fariseus.

Somos chamados para sermos filhos, recebemos da natureza de Deus, da Sua vida, fomos e somos diariamente, na dependência do Espírito, capacitados para vivermos segundo a vontade de Deus. Tendo sido habilitados para vivermos neste mundo conforme a vontade de Deus, segundo os valores Daquele que nos salvou e nos libertou de nosso pecado, precisamos compreender a afirmação de Jesus, que diz: ” Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará.” (Lucas 17:33, RA). O reino se revela, à medida que não queremos conservar a nossa vida, nossos valores, mas nos prontificamos a morrer para a nossa vontade e viver segundo a que vem de Deus.

Quando rejeitamos os nossos pensamentos, desejos e vontade e nos submetemos ao nosso Deus, então, em nossas ações expressamos as verdades eternas do Criador. Quando assim, fazemos, como um fermento em uma massa, que vai levedando, lentamente, toda massa, até que a mesma esteja toda transformada, assim é a nossa vida. E ao fazermos assim, cada um de nós, então passaremos a revelar os valores deste reino nos nossos relacionamentos e expressaremos a vontade de Deus.

Assim, ao nos expressarmos pelas nossa ações, revelamos que o reino invisível se torna visível aos homens, a glória de Deus que é algo impalpável para as pessoas poderá ser observada por meio das nossas ações. Fazendo assim, então revelamos, ao mundo o Deus que conhecemos e os Seus valores. Precisamos entender que Ele não vem de fora para dentro de nós, mas, O revelamos ao mundo por meio de nossas ações e dos relacionamento com as pessoas. O reino nasce dentro nós, nasce em nós e é externado por meio das nossas vidas. À medida que nos comprometemos a viver segundo o querer de Deus, a Sua glória é revelada por meio da igreja, o corpo de Cristo, a todos que estão à nossa volta, enchendo assim, o mundo.

Precisamos compreender estas palavras e ensinamento de Jesus com relação ao reino de Deus, e por isso, não podemos conservar a nossa vida, vontade e querer. Temos que nos submeter a Deus, oferecer os nossos membros para cumprir e revelar a Sua justiça entre os homens, para que o Seu reino invisível se torne visível, materializado, por meio do Corpo de Cristo: a Sua igreja.

https://soundcloud.com/sdt_vigilato/o-reino-de-deus-esta-no-meio-de-nos