Jesus ensinando, falou:”— Façam tudo para entrar pela porta estreita. Pois eu afirmo a vocês que muitos vão querer entrar, mas não poderão. — O dono da casa vai se levantar e fechar a porta. Então vocês ficarão do lado de fora, batendo na porta e dizendo: “Senhor, nos deixe entrar!” E ele responderá: “Não sei de onde são vocês.” Aí vocês dirão: “Nós comemos e bebemos com o senhor. O senhor ensinou na nossa cidade.” Mas ele responderá: “Não sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal.”” (Lucas 13:24-27, NTLH)
Como precisamos compreender o reino de Deus! Como precisamos compreender que não são religiosos que Deus busca! E que não se trata de somente saber e ser ensinado sobre as palavras ensinadas por Jesus! O reino de Deus não está relacionado a ir à “igrejas”, a frequentar reuniões, cultos ou missas! Não se trata de rezarmos, orarmos e nos colocarmos de joelhos.
Temos que compreender que se trata de viver de forma prática: em ações, atitudes, não só palavras, uma realidade espiritual para a qual a maioria de nós, está cega. O reino se trata de uma nova realidade: conhecer, compreender e ter entendimento, mas ele se traduz em ações que podem ser observadas pelos homens como testemunho de uma realidade espiritual que é materializada.
O reino de Deus não se trata de doutrinas, ensinamentos, práticas religiosas, mas, de expressão de uma vida transformada que revela a fé através das ações que realiza e que tem por objetivo expressar os valores e a natureza do Pai. Não é uma vida que revela egoísmo, orgulho, arrogância, não se volta para si mesmo, não tem compaixão de si mesmo, mas como o Seu mestre, Jesus, se entrega em favor dos outros para que conheçam a Deus, escolhem o caminho mais difícil, que é o negar a si mesmo, sua vontade e prioridades, seus sonhos e objetivos em favor da revelação de Deus por meio das outras vidas. Sua preocupação está em conhecer o Seu Deus, correr rumo a plenitude de Cristo, à semelhança com o Seu Senhor, para que em tudo possa ser instrumento para a edificação e crescimento do próximo. Conhece, compreende e se coloca a serviço do outro.
Ser cidadão do reino de Deus, não praticar o mal, é compreender que não está só, não é isolado neste mundo, mas, que faz parte de um corpo, é membro do Corpo de Cristo, e que o seu papel é amadurecer e fazer a vontade de Deus conhecida, por meio de Suas ações, transmitindo graça, misericórdia, compaixão, revelando por meio das interações as virtudes de Deus.
Precisamos compreender e nos esforçar nesta jornada, não sendo somente religiosos, mas praticantes da palavra, temos que rejeitar todo pensamento e atitude segundo os valores naturais e humanos, pois recebemos o poder do alto, recebemos a autoridade, fomos capacitados, habilitados, recebemos do Espírito Santo para viver neste mundo conforme agrada a Deus.