“Qual de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso?” (Lucas 12:25, NTLH). Jesus falando aos discípulos alertando-os sobre a preocupação com as coisas desta vida e os lembra deste fato importante, quanto a se preocuparem com o alimento, o vestir, se não podemos acrescentar uma hora a nossa existência neste mundo, e reforça com eles a necessidade de buscar o reino de Deus em primeiro lugar.
Mas o que significa buscar o reino em primeiro lugar?
Trata-se de compreender quem somos, o que recebemos de Deus, nosso papel e responsabilidade neste mundo como pessoas e como cidadãos do reino de Deus e como declaramos isto verbalmente.
Por que é importante compreendermos quem somos? Porque entendendo quem somos em Deus e crendo em Suas palavras e promessas, tudo o mais está resolvido: a nossa vida, o que temos e devemos fazer, como devemos viver, que valores revelar neste mundo e como nos portar nos relacionamentos que desenvolvemos.
Por meio de Jesus Cristo, de Sua morte na cruz, alcançamos pela graça de Deus através da fé Nele, a salvação, reconciliação com Ele. Quando entregamos nossas vidas, nos submetendo à Jesus como Senhor e Salvador, recebemos o perdão e a libertação do domínio do pecado, somos inseridos na família de Deus, recebemos do Espírito Santo. O Espírito nos é enviado e faz em nós morada. Somos agora, templos, morada de Deus. Ele, derrama abundantemente da Sua vida, da Sua graça, do Seu amor e da Sua autoridade (poder) para vivermos neste mundo conforme O agrada.
Tendo sido habilitados para viver neste mundo segundo a Sua natureza e fazendo parte do corpo de Cristo (ou seja, somos membros uns dos outros), devemos viver neste mundo proclamando (revelando por meio de nossas ações) as virtudes de Deus, como cidadãos do Seu reino. Não temos outra maneira de viver que não seja manifestando o caráter, os valores e a natureza divina do Criador.
Sabendo quem somos, crendo no que Deus fez, não temos outra maneira de viver que não seja revelando-O, por meio de nossas ações e estas requerem que rejeitemos pensamentos e valores deste mundo. Ao fazermos isso, o que estamos fazendo é buscando o reino em primeiro lugar. Buscamos o reino em primeiro lugar quando rejeitamos todo ato de egoísmo e ações voltadas para nós e passamos a viver como Cristo, em favor das vidas, para que conheçam o reino, a vontade do Pai e oferecendo a nossa vida, os nossos membros, em favor do corpo para a edificação uns dos outros.
Vivendo assim, estamos buscando o reino de Deus em primeiro lugar, pois praticamos a justiça do Seu reino, que implica em repartir, ajudar, levar graça a quem não a conhece. Não precisamos nos preocupar com o que comer, beber e nem com o que vestir, mas temos que focar em revelar o reino de Deus que estas outras coisas Ele proverá.