“Então, ele os ensinou: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;” (Lucas 11:2, BEARA).
Vamos entender este início da oração do Pai Nosso. Pois quando falamos “venha o teu reino” é corriqueiro pensar em termos um poder vindo sobre a gente. É isto que quer dizer a oração? Não! Em alguns manuscritos, inclusive é acrescentada a sentença: “seja feita a tua vontade assim na terra como nos céus”.
Voltando um pouquinho, o que significa a frase “santificado seja o teu nome”, o que isto significa na oração? O nome de Deus pode ser santificado pela nossa declaração? Não! Como pode o nome de Deus ser santificado? É a junção das duas frases que dão significado ao contexto da oração.
Quando falamos “venha o teu reino”, na realidade o que deveríamos estar pensando quando fazemos esta afirmação? Que o reino de Deus seja visível entre os homens. Isto é, que a vontade de Deus que é cumprida nos céus, se revele entre os homens aqui na terra. Na realidade, é cumprirmos o nosso papel neste mundo, materializando toda uma realidade espiritual a que fomos inseridos.
Somos agora cidadãos do reino de Deus, não é? Não foi o que Jesus falou, e não é o que podemos observar em todos os evangelhos e nas cartas dos apóstolos? Quando entregamos a nossa vida ao Senhorio de Cristo, quando O reconhecemos pela fé que Ele é o Salvador, e que recebemos a salvação pela Graça, então somos feitos filhos, nascemos de novo, recebemos do Espírito Santo, que nos capacita, nos concede o poder, a autoridade para vivermos neste mundo segundo a vontade de Deus.
Cientes que fomos habilitados para viver neste mundo segundo a vontade de Deus, e rejeitando todo pensamento, atitude e valores deste mundo, nós, como cidadãos do reino de Deus, proclamamos as virtudes de Deus (ou seja, as nossas ações revelam os valores, o caráter e a vontade de Deus), então o reino de Deus é, por meio da igreja, o Corpo de Cristo, manifesto por meio dos relacionamentos que desenvolvemos.
Quando revelamos o reino de Deus pelas nossas ações, o que fazemos? Nós santificamos o nome de Deus. Isto é, Deus é glorificado, reconhecido, honrado por meio de nossas ações. Não iremos acrescentar mais santidade ao nome do Pai, mas revelaremos o quanto Ele é santo por meio das nossas obras, das nossas palavras e nossos relacionamentos.